Colorado aprova lei para estudar tecnologias, como blockchain, para gestão hídrica
As duas câmaras legislativas do estado americano do Colorado aprovaram uma proposta que, se entrar em vigor, irá estudar uma variedade de novas tecnologias, como blockchain, e seus usos potenciais na gestão hídrica do estado.
A legislação, apoiada por 45 membros, afirma que:
É de interesse público autorizar e direcionar a Universidade do Colorado, em colaboração com a Universidade Estadual do Colorado e com o Instituto Hídrico do Colorado, para conduzir estudos de viabilidade e testes-piloto dessas tecnologias e informar a assembleia geral sobre o potencial dessas tecnologias na melhora da gestão hídrica do Colorado.
A legislação visa estudar veículos aéreos não tripulados, sensores remotos e “documentação com base em blockchain”, sendo essa última composta por:
Documentação baseada em blockchain, comunicação e autenticação de dados relacionados ao uso de água; cumprimento das obrigações sob o sistema de apropriação prévia do Colorado, incluindo planos de expansão e de conservação de água.
De acordo com a proposta, quaisquer conclusões sobre estudos de viabilidade deverão ser apresentadas à câmara legislativa no ano que vem. A proposta foi enviada ao governador do Colorado, o democrata favorável a cripto Jared Polis, em 17 de junho para ser assinada.
A aprovação da proposta de lei ocorre no momento em que estados do oeste dos Estados Unidos estão passando por um período de seca, bem como a questão de direitos e de gestão hídrica a longo prazo.