Colômbia elege seu primeiro presidente de esquerda
Os colombianos escolheram seu novo presidente neste domingo (19): o candidato Gustavo Petro foi eleito com 50,49% dos votos e é o primeiro líder de esquerda do país. O populista Rodolfo Hernández conquistou 47,26% do eleitorado.
Essa foi a terceira tentativa de Petro, que é ex-senador e ex-prefeito de Bogotá, em assumir a presidência e, em sua campanha, ele prometeu uma reforma tributária de US$ 13,5 bilhões para melhorar as condições sociais e econômicas da Colômbia. Esse montante equivale a 5,5% do produto interno bruto do país e será financiado pela taxação sobre grandes fortunas.
Ele também pretende dar ênfase na produção agrária, industrial e científica colombiana. Além de promover uma reforma agrária baseada na taxação de terras improdutivas.
Hoy es dia de fiesta para el pueblo. Que festeje la primera victoria popular. Que tantos sufrimientos se amortiguen en la alegria que hoy inunda el corazon de la Patria.
Esta victoria para Dios y para el Pueblo y su historia. Hoy es el dia de las calles y las plazas.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 19, 2022
“Hoje é festa para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da Pátria. Esta vitória é para Deus e para o Povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e praças”, publicou Petro em seu Twitter.
O presidente eleito foi membro do movimento guerrilheiro M-19, sendo que chegou a ser preso em 1985 por porte ilegal de armas.
A Colômbia também elegeu a sua primeira vice-presidente negra, Francia Elena Márquez Mina.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!