AgroTimes

Colheita de soja vai a 60% da área em MT; Imea está em “alerta” com atraso no milho

17 fev 2023, 19:01 - atualizado em 17 fev 2023, 19:01
Soja
Já a produção está estimada pelo Imea em recorde de 42,8 milhões de toneladas de soja, alta anual de quase 5%, com um clima favorável (Imagem: Pixabay/Ricktapam)

Os agricultores de Mato Grosso já colheram 60% da área de soja na safra 2022/23, avanço de 15,93 pontos percentuais em uma semana que permitiu ao maior Estado produtor superar a média histórica de 57,83% para o período, mostraram dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta-feira.

Após atrasos, os trabalhos encostaram na média dos últimos anos somente a partir da semana passada.

“Realmente esta semana andou bem a colheita, desde a semana passada o ritmo já tinha acelerado um pouco em relação a semanas anteriores. A chuva tinha começado a dar uma trégua… mas o ritmo tem fluído bem”, disse o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, à Reuters.

Apesar do avanço, a colheita segue atrás do registrado no mesmo período do ano anterior, com 67,75%.

Contudo, a área para ser colhida tem crescido ao longo dos anos, o que é preciso ser levado também em consideração. Em 2022/23, avançou cerca de 3% ante a safra passada, para 11,8 milhões de hectares.

Já a produção está estimada pelo Imea em recorde de 42,8 milhões de toneladas de soja, alta anual de quase 5%, com um clima favorável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atraso no Milho

No milho, o plantio avançou para 50,28% da área projetada, ainda atrás de 2022 (68,40%) e da média histórica (63,37%), após um início mais lento na colheita de soja, que precede o plantio do cereal na segunda safra.

“Para milho tem evoluído, mas estamos bem atrás da média dos últimos cinco anos, já estávamos projetando esta redução da semeadura dentro da janela ideal, mas seguimos acompanhando para ver como que vai se consolidar no mês de fevereiro”, disse Gauer.

Em geral, quanto mais antecipado o plantio de milho menos suscetível a intempéries a segunda safra fica, uma vez que o tempo tende a ser menos chuvoso no Centro-Oeste mais perto do inverno.

“O que nos traz um pouco mais de alívio é que o ritmo de plantio de milho também vem forte semana após semana, o que é importante pra gente conseguir avançar na semeadura ainda no mês de fevereiro no Estado. Seguimos acompanhando, tem evoluído melhor, mas traz um pouco de alerta porque vai ficar uma fatia significativa de milho fora da janela ideal no Estado”, disse o especialista do Imea.

A área plantada com o cereal no Estado cresceu 3,78% ante a temporada passada, a 7,4 milhões de hectares, segundo o Imea. A projeção é de uma safra também recorde de 46,4 milhões de toneladas do cereal (+5,9%).

O plantio de algodão do Estado atingiu 96,17% da área projetada, próximo dos 98,5% da média histórica para o período.

reuters@moneytimes.com.br