Colheita de soja do Brasil segue à frente de 2019, diz Arc Mercosul

A colheita de soja 2019/20 do Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de 91,6% da área plantada, com a reta final dos trabalhos mostrando que produtores seguem um pouco à frente de igual período do ano passado (91,3%), disse a consultoria Arc Mercosul.
O avanço foi de 5,4 pontos percentuais em relação à semana passada, quando a colheita superou pela primeira vez a média de 2019. Os trabalhos também seguem à frente da média histórica para este momento, de 84,3%.
Segundo a Arc Mercosul, os destaques da semanal foram o Matopiba –área compreendida por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia– e o Rio Grande do Sul, que lideraram o avanço da colheita no período.
“No Rio Grande do Sul, em especial, o avanço da colheita é o mais acelerado dos últimos nove anos –que é até onde nossa série histórica percorre”, disse o diretor da consultoria, Matheus Pereira.
A Arc Mercosul estima a safra de soja 2019/20 em 123,52 milhões de toneladas, mesmo com fortes impactos da seca cortando a colheita do Rio Grande do Sul –a estiagem no Estado acabou acelerando os trabalhos.