Colheita de soja do Brasil 20/21 revisada para recorde de 137,2 milhões de toneladas, diz Safras

A colheita brasileira de soja em 2020/21 deverá totalizar 137,19 milhões de toneladas, estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, ao elevar em cerca de 3 milhões de toneladas sua previsão ante estimativa de março.
Com essa projeção, a consultoria aponta um aumento de 7,9% na comparação com a temporada anterior, já com a colheita praticamente finalizada.
A área plantada aumentou em 4% em 2020/21, disse a Safras, estimando um total de 38,93 milhões de hectares, confirmando aumento da produtividade média.
“A finalização da colheita revelou grandes produtividades médias nos principais Estados produtores e em todas as regiões do país”, disse o consultor Luiz Fernando Roque.

Apesar dos atrasos registrados nos trabalhos de plantio e de colheita em alguns Estados, a predominância de um clima favorável a partir do início de 2021 permitiu um ótimo desenvolvimento das lavouras na maioria das regiões.
“De fato, alguns problemas regionalizados foram registrados ao longo do desenvolvimento das lavouras, mas sem a amplitude e relevância necessárias para trazer grandes perdas produtivas”, explicou Roque