CryptoTimes

Colecionáveis digitais do Reddit alcançam 10 milhões em 11 meses; o que explica o sucesso?

31 maio 2023, 12:38 - atualizado em 31 maio 2023, 12:38
Reddit NFTs colecionáveis digitais
“É uma campanha gigantesca que a Reddit conseguiu fazer, com recorrência de aquisição, por meio dessa necessidade de não só buscar destaque mas de expressar quem é você em um ambiente digital”, diz especialista (Imagem: Reddit/Reprodução)

Os colecionáveis digitais, ou NFTs, da rede social Reddit alcançaram a marca de 10 milhões de peças criadas na rede Polygon (MATIC) nesta quarta-feira (31), e quase US$ 40 milhões de valor de mercado, segundo dados da Dune Analitycs..

Criado em julho de 2022, com o lançamento do marketplace digital, os colecionáveis digitais movimentaram compradores e vendedores no período, e intrigam marcas com seu caso de sucesso.

Os colecionáveis da rede social são profile pictures (PFP), ou fotos de perfis em tradução livre. Tratam-se de imagens que representam o usuário, como um avatar customizado, mas certificados por blockchain.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que explica o sucesso por trás dos colecionáveis do Reddit?

Existem três pontos muito importantes a serem observados nesse caso, segundo Lugui Tillier, CCO da  Lumx Studios, startup especializada em aplicações e interações com NFTs.

O primeiro deles é que ele seguiu muito um lema, que eu gosto, de que a boa descentralização parte antes de uma boa centralização inicial”, explica.

Tillier explica que, ao invés de submeter o usuário a um ambiente totalmente descentralizado, que possui suas dificuldades na usabilidade, a plataforma começou um passo antes, centralizada.

O especialista comenta que esse ponto facilita a entrada de usuários ao ambiente digital, principalmente para o usuário que não conhece tanto sobre a tecnologia.

“É uma jornada muito mais simples, entrega conforto e segurança para o usuário, por estar mais próximo de uma que ele conhece”, explica. A plataforma também oferece a opção da descentralização, comenta Tillier, como migração para a OpenSea.

“O segundo ponto é que, o sucesso desses avatares é resultado de anos de construção de anos de construção do Reddit, que anos constrói uma comunidade”, diz. Na visão do especialista, a plataforma se destacou no quesito de aproximar pessoas em comuns, e criarem suas próprias comunidades.

“Esses avatares dão a possibilidade dos usuários se destacarem também, porque são escassos”, diz. Além da possibilidade do usuário transmitir sua essência, e mostrar mais sobre quem ele é dentro da comunidade do Reddit.

“O terceiro ponto é que a Reddit entendeu muito bem o modelo que Fortnite, CounterStrike e outros jogos também já entendem. Que é o de constantemente estarem lançando mais avatares para que diferentes pessoas de diferentes nichos se sintam representados”, diz.

Entre os exemplos citados pelo especialista estão os avatares especiais da Copa do Mundo, da Super Bowl, final de futebol americano dos Estados Unidos, e de jogos específicos de videogame.

“Em algum momento uma dessas coleções vai te atingir, e quando te atingir, você entrará. Quando você entrar, seus amigos vão querer entrar. É uma campanha gigantesca que a Reddit conseguiu fazer, com recorrência de aquisição, por meio dessa necessidade de não só buscar destaque, mas de expressar quem é você em um ambiente digital onde nem sempre as pessoas sabem quem está por trás da tela”, finaliza.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
leonardo.cavalcanti@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.