CryptoTimes

Coleção de NFT da Ucrânia será ‘como um museu da guerra’, diz ministro

14 mar 2022, 10:19 - atualizado em 14 mar 2022, 10:19
Ucrânia
Ucrânia: Vice-ministro de Transformação Digital diz que coleção de NFT será “como um museu da guerra”(Imagem: REUTERS/Gleb Garanich)

A Ucrânia revelou mais detalhes sobre seu plano de arrecadar fundos por meio venda de tokens não fungíveis (NFTs), dizendo que os itens terão artes representando notícias sobre sua guerra com a Rússia.

A coleção de NFT será “como um museu da guerra russa-ucraniana”, disse o vice-ministro de Transformação Digital, Alex Bornyakov, ao The Guardian. “Queremos dizer isso ao mundo em formato de NFT”.

A Ucrânia já recebeu mais de US$ 60 milhões em doações em criptomoedas, desde seu primeiro pedido, dois dias após a invasão pela Rússia.

Na última sexta-feira (11), Bornyakov disse que essas doações ajudaram o país a adquirir milhares de coletes à prova de bala, alimentos embalados, medicamentos e outros suprimentos para as forças armadas.

O governo mencionou sua proposta de vender NFTs, pela primeira vez, em 3 de março, após cancelar um “airdrop” (“distribuição”) de tokens àqueles que fizeram doações em criptomoedas.

Os comentários de Bornyakov ao The Guardian implicam que a Ucrânia tem trabalhado no aperfeiçoamento de seus NFTs antes de lançá-los ao mundo.

“Queremos que sejam legais, bonitos, e isso leva tempo”, disse o vice-ministro.

Ucrânia e as doações em criptomoedas

O governo da Ucrânia emitiu o primeiro pedido por doações em criptomoedas no dia 26 de fevereiro, em sua conta oficial no Twitter.

Em um primeiro momento, o país pediu por doações em bitcoin (BTC), ethereum (ETH) e tether (USDT). Dias depois, o governo do país afirmou que havia passado a aceitar também polkadot (DOT) e dogecoin (DOGE).

O “airdrop” foi anunciado, pela primeira vez, no dia 2 de março, pelo governo da Ucrânia, no Twitter. A intenção inicial era compartilhar um “snapshot” no dia seguinte, o que daria início à distribuição.

No entanto, o governo do país não forneceu muitas informações sobre o formato das recompensas, se seria em token, NFTs ou outro.

Um airdrop acontece quando um projeto ou organização envia criptomoedas ou NFTs a endereços de usuários que interagiram com a entidade.

Já snapshot refere-se, geralmente, a uma etapa padrão do processo de distribuição, usado para registrar os fundos que foram enviados ao projeto.

Porém, na manhã seguinte ao comunicado do airdrop da Ucrânia, o vice-primeiro-ministro, Mykhailo Fedorov, anunciou em sua conta no Twitter o cancelamento do airdrop, “após uma ponderação cuidadosa”.

O comunicado do cancelamento do airdrop foi feito horas depois de uma suposta distribuição antecipada de tokens do país, a qual apresentou diversos alertas que indicavam ser um airdrop falso.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar