CryptoTimes

Coinbase lança token para staking líquido da Ethereum (ETH) antes de ‘The Merge’

25 ago 2022, 9:00 - atualizado em 25 ago 2022, 15:38
Coinbase
O whitepaper do token da Coinbase destaca problemas no mercado de staking líquido. (Imagem: Crypto Times)

A corretora cripto Coinbase (COIN) anunciou o lançamento de seu próprio token para staking líquido. Chamado cbETH, usuários poderão obter o token em troca do ETH que Coinbase fará o staking na versão proof-of-stake (PoS) da Ethereum (ETH).

A corretora revelou cbETH – ticker de Coinbase Wrapped Staked ETH – em um tuíte nessa quarta-feira (24) e publicou um whitepaper detalhado, explicando o raciocínio por trás do token.

Usuários poderão fazer trocas por cbETH a partir de hoje (25), às 13h, no horário de Brasília, contanto que as condições necessárias para liquidez sejam atendidas.

A transição da Ethereum do mecanismo de consenso proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS), conhecida como “The Merge”, deverá ter início no dia 6 de setembro.

O novo token permitirá que usuários da Coinbase engajem no chamado staking líquido. Na Ethereum, staking exige que usuários bloqueiem seus ETH.

Esse ETH bloqueado em staking é usado para estabelecer consenso, validar transações e garantir a segurança da rede. Enquanto esses tokens estão bloqueados, eles não podem ser negociados. Mas, o staking líquido é uma alternativa para isso.

Visto que já é possível fazer o staking de ETH mesmo antes da chegada de The Merge, surgiram serviços como Lido para permitir que usuários troquem ETH por um token derivativo que pode ser usado em protocolos de finanças descentralizadas (DeFi). A versão de Lido é chamada stETH.

O que é Staked Ether (stETH) e por que o token
está no centro da crise de liquidez em cripto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coinbase destaca problemas em staking líquido

O whitepaper da Coinbase para cbETH destaca os atuais problemas no mercado de staking líquido, os quais podem ser apresentar riscos à Ethereum. Até o momento, staking líquido tem sido dominado por Lido, que mantém aproximadamente 90% da participação no mercado.

Saldos em staking líquido para a Ethereum PoS. (Imagem: Dune Analytics)

Um subproduto da dominação do mercado de staking líquido é que Lido agora também é responsável por mais de 30% do ETH em staking. Um protocolo com tamanha participação “é inaceitável quando se trata de sistema de consenso, como Ethereum”, consta no whitepaper da Coinbase.

O documento acrescenta que “existem limites de consenso que deveriam agir como limites flexíveis para qualquer solução.”

Uma falha no limite de consenso introduziria riscos significativos para a segurança da Ethereum.

“Atualmente, o mercado de staking líquido da Ethereum é dominado por uma única solução que está prestes a alcançar 33% de penetração na rede (o primeiro limite de consenso)”, escreveu a Coinbase no whitepaper.

“Portanto, é necessário que o mercado de staking líquido tenha soluções fortes e competentes com diferentes qualidades”.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.