O Melhor do Seu Dinheiro

Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim? Nubank de ‘corpo mole’, reorganização da Light, criptomoedas e outras notícias do dia

06 abr 2023, 8:39 - atualizado em 06 abr 2023, 8:40
ovos páscoa
Fernando Haddad e Roberto Campos Neto trocaram coelhinhos de chocolate. (Imagem: Pixabay/skoddeheimen)

Bom dia!

Você pode detestar chocolate, fugir de uma barra ao leite como o diabo foge da cruz e dizer que prefere um biscoito integral de arroz. Não importa: é Páscoa, e você vai acabar comprando ou recebendo uma lembrancinha de cacau.

É verdade que, em tempos de inflação ainda elevada e juros lá no alto, o poder de compra do brasileiro diminuiu — e, com isso, o insuportável debate a respeito do preço dos ovos e o quão mais barato é um tablete de chocolate até ganha um suporte válido.

Afinal, não é todo mundo que tem dinheiro no bolso para visitar as gôndolas de supermercado e escolher um belo presente do coelhinho; infelizmente, em tempos difíceis, o lado lúdico da celebração é o primeiro a ser cortado.

Mas isso não quer dizer que a Páscoa será de vacas magras — talvez haja espaço para um bacalhau na ceia. Veja, por exemplo, o comportamento dos mercados financeiros nesta véspera de feriado.

No lado político-econômico, os ovos têm vindo um pouco amargos: sabor recessão nos EUA, recheio de briga entre Fazenda e Banco Central, cobertura de tensão cada vez maior no leste europeu.

Ainda assim, presentes amigáveis elevam o espírito das bolsas. Na Europa, um bela surpresa: um ovo sabor produção industrial acima do esperado na Alemanha dá forças aos principais índices acionários do velho continente.

E, por aqui, Fernando Haddad e Roberto Campos Neto trocaram coelhinhos de chocolate: o arcabouço fiscal tem sido tratado como uma espécie de presente de Natal antecipado — embora alguns o considerem uma prenda de amigo da onça disfarçada.

Nesse contexto, a quinta-feira vai amanhecendo com um tom bastante calmo no exterior, com Europa em alta e EUA perto da estabilidade. Até mesmo as commodities, que tanto trouxeram tumulto às negociações nos últimos dias, têm um dia tranquilo.

Ah, nada como o espírito da Páscoa para acalmar os ânimos — ou um belo chocolate.

Veja como estão os principais mercados globais nesta manhã e confira os destaques da quinta-feira; lembre-se que, amanhã (7), as negociações estarão fechadas no Brasil e em boa parte do mundo por causa do feriado.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

A DINHEIRISTA
Nubank está ‘enrolando’ para cancelar empréstimos feitos em meu nome por bandidos que roubaram meu celular. O que devo fazer? No episódio de hoje, você descobre o que fazer se o banco estiver demorando para cancelar pagamentos e empréstimos fraudulentos feitos por criminosos.

MAIS UMA ENCRENCA
Após comunicados confusos, Light (LIGT3) anuncia reorganização estrutural. Octavio Lopes segue na presidência da holding, mas deixa chefia de subsidiárias. O executivo continuará apenas como presidente do conselho de administração das controladas.

ESPERANDO O VISTO
Nubank apresenta novo plano à CVM para fechar o capital no Brasil. Em dezembro, a xerife do mercado de capitais brasileiro já havia dado o aval para o banco digital fechar o capital, mas pediu ajustes na proposta. Veja como ficou a nova versão.

DE OLHO NAS CRIPTOMOEDAS
Shapella’ acontecerá em pouco tempo: entenda a nova atualização que permitirá sacar Ethereum (ETH) da blockchain. Mesmo com a liberação, a expectativa é de que os preços não oscilem — ao mesmo tempo, os usuários podem impulsionar uma disparada.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
Dia 95 | Lula, a faca e o queijo: do Marco do Saneamento ao BNDES. Presidente assinou dois decretos na última quarta-feira (05) e aproveitou a ocasião para dar uma cutucada nos bancos públicos.

IR 2023
Saiba quais são os principais gastos dedutíveis do imposto de renda. Despesas dedutíveis só podem ser aproveitadas por quem entrega a declaração completa e reduzem o IR devido; mas mesmo quem opta pelo modelo simplificado precisa declará-las.

Tenha um ótimo dia!

seudinheiro@moneytimes.com.br