BusinessTimes

Coca-Cola, Ypê e Italac: Confira o ranking com as marcas mais consumidas pelos brasileiros

19 abr 2022, 11:27 - atualizado em 19 abr 2022, 11:27
marcas
O estudo da Kantar levantou quais são as 50 marcas mais consumidas pelos brasileiros. (Imagem: Pixabay/igorovsyannykov)

O Brand Footprint 2022, 10º edição do estudo elaborado pela Kantar, definiu o ranking das marcas mais escolhidas para consumo pelos brasileiros em 2021.

Para a definição do ranking, foram avaliadas 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil.

A métrica do estudo considera aspectos como o alcance da marca e a frequência com que é escolhida e a população. A multiplicação dos 3 números gera o Consumer Reach Point (CRP), indicador das marcas mais escolhidas pelo consumidor.

Segundo a explicação metodológica do estudo, o ranking completo compreende cinco setores: bebidas, alimentos, lácteos e substitutos, beleza e cuidados pessoais e limpeza doméstica, monitorados pelos painéis de consumidores da Kantar, divisão Worldpanel. Alimentos frescos, baterias e pet food não estão no ranking.

Todos os dados referem-se a compras para consumo e uso domiciliar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ranking das marcas mais consumidas no Brasil

No Top 10 das marcas mais consumidas no ano de 2021, temos:

  1. Coca-Cola
  2. Ypê
  3. Italac
  4. Perdigão
  5. Seara
  6. Piracanjuba
  7. Sadia
  8. Maratá
  9. Colgate
  10. Nissin

Confira as 50 classificadas no ranking completo:

(Imagem: Reprodução)

A Nestlé e a Natura também se destacaram em 2021 como parte do ranking das 10 marcas mais influentes do Brasil.

Ranking digital

A edição de 2022 apresenta também o panorama das marcas mais escolhidas pelos consumidores em 2021 por meio de e-commerce, sendo que apenas uma não se encontra também no ranking off-line.

Confira quais são as marcas do ranking online:

  1. Ypê
  2. Piracanjuba
  3. OMO
  4. Sadia
  5. Italac
  6. Coca-Cola
  7. Seara
  8. Colgate
  9. Perdigão
  10. Liza
  11. Natura
  12. Fortaleza
  13. Ninho
  14. Soya
  15. Rexona
  16. Maratá
  17. Nissin
  18. Guaraná Antarctica
  19. Nestlé
  20. Sazon

Fatores que impactaram o consumo em 2021

Segundo o estudo, os principais fatores que impactaram o consumo em 2021 foram o desemprego, aumento do botijão de gás de cozinha e da inflação IPCA, bem como a redução do auxílio emergencial e lares endividados.

Além disso, o comportamento de consumo foi impacto pelas mudanças com flexibilização da pandemia.

Elen Wedemann, CEO da Kantar, divisão Worldpanel Brasil, explica que, devido à questão econômica, o estudo levantou que marcas consolidadas no mercado foram trocadas, em busca de preços mais baratos, além da retomada de atividades presenciais terem provocado o retorno do consumo de alimentos que compõem lanches e marmitas.

“Tivemos o retorno de uma parte do consumo fora do lar e uma parte do consumo dentro do lar, que agora se mobiliza para momentos de consumo fora do lar”, destaca Wedemann.

É possível conferir o webinar completo com a análise do estudo aqui.

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.