Coca-Cola, Ypê e Italac: Confira o ranking com as marcas mais consumidas pelos brasileiros
O Brand Footprint 2022, 10º edição do estudo elaborado pela Kantar, definiu o ranking das marcas mais escolhidas para consumo pelos brasileiros em 2021.
Para a definição do ranking, foram avaliadas 350 marcas e o consumo de 11,3 mil lares, que representam 82% da população domiciliar e 90% do potencial de consumo do Brasil.
A métrica do estudo considera aspectos como o alcance da marca e a frequência com que é escolhida e a população. A multiplicação dos 3 números gera o Consumer Reach Point (CRP), indicador das marcas mais escolhidas pelo consumidor.
Segundo a explicação metodológica do estudo, o ranking completo compreende cinco setores: bebidas, alimentos, lácteos e substitutos, beleza e cuidados pessoais e limpeza doméstica, monitorados pelos painéis de consumidores da Kantar, divisão Worldpanel. Alimentos frescos, baterias e pet food não estão no ranking.
Todos os dados referem-se a compras para consumo e uso domiciliar.
Ranking das marcas mais consumidas no Brasil
No Top 10 das marcas mais consumidas no ano de 2021, temos:
- Coca-Cola
- Ypê
- Italac
- Perdigão
- Seara
- Piracanjuba
- Sadia
- Maratá
- Colgate
- Nissin
Confira as 50 classificadas no ranking completo:
A Nestlé e a Natura também se destacaram em 2021 como parte do ranking das 10 marcas mais influentes do Brasil.
Ranking digital
A edição de 2022 apresenta também o panorama das marcas mais escolhidas pelos consumidores em 2021 por meio de e-commerce, sendo que apenas uma não se encontra também no ranking off-line.
Confira quais são as marcas do ranking online:
- Ypê
- Piracanjuba
- OMO
- Sadia
- Italac
- Coca-Cola
- Seara
- Colgate
- Perdigão
- Liza
- Natura
- Fortaleza
- Ninho
- Soya
- Rexona
- Maratá
- Nissin
- Guaraná Antarctica
- Nestlé
- Sazon
Fatores que impactaram o consumo em 2021
Segundo o estudo, os principais fatores que impactaram o consumo em 2021 foram o desemprego, aumento do botijão de gás de cozinha e da inflação IPCA, bem como a redução do auxílio emergencial e lares endividados.
Além disso, o comportamento de consumo foi impacto pelas mudanças com flexibilização da pandemia.
Elen Wedemann, CEO da Kantar, divisão Worldpanel Brasil, explica que, devido à questão econômica, o estudo levantou que marcas consolidadas no mercado foram trocadas, em busca de preços mais baratos, além da retomada de atividades presenciais terem provocado o retorno do consumo de alimentos que compõem lanches e marmitas.
“Tivemos o retorno de uma parte do consumo fora do lar e uma parte do consumo dentro do lar, que agora se mobiliza para momentos de consumo fora do lar”, destaca Wedemann.
É possível conferir o webinar completo com a análise do estudo aqui.
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