CNC estima crescimento de 2,3% para PIB em 2019
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) publicou na quinta-feira passada (28) sua projeção para o PIB de 2019. Após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar os resultados das Contas Nacionais, sugerindo avanço de 1,1% do PIB brasileiro em 2018, a CNC atualizou suas estimativas e agora prevê crescimento de 2,3% ante o ano passado.
Apenas para investidores: melhores small caps reveladas
Acompanhe o Money Times no Instagram!
As condições que favorecem a retomada do crescimento se encontram preservadas, segundo a entidade, mas não se pode descartar a possibilidade de queda das taxas de juros. A previsão leva em consideração que, ao fim deste ano, a inflação esteja perto de 3,85%.
Para Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC, o mercado de trabalho será um dos principais fatores para definir o desempenho da economia brasileira em 2019. “A despeito do recuo da taxa de desemprego, o mercado tem apresentado níveis recorde de subutilização da força de trabalho e informalidade elevada”, explica Bentes. “A trajetória de recuperação que o país tem pela frente, após a pior recessão da sua história, será, portanto, longa”.