CME Group está considerando futuros de altcoins, incluindo Solana (SOL) e Cardano (ADA)
Após lançar contratos futuros ligados ao bitcoin (BTC) e ether (ETH), CME Group está analisando se irá introduzir futuros com base em criptomoedas com menor capitalização de mercado, incluindo solana (SOL) e cardano (ADA).
A Bolsa com sede em Chicago está analisando a criação de contratos futuros de criptomoedas alternativas — “altcoins” — devido a pedidos de clientes, disse a diretora de produtos de ações e criptomoedas do CME, Payal Shah, no evento CryptoCompare’s Digital Asset Summit, em Londres.
No entanto, Shah afirmou que o lançamento de futuros de altcoins dependerá da resolução de problemas ligadas a índices de preço e regulamentação. Segundo Shah, os futuros existentes de bitcoin e ether do CME Group depende de índices baseados em preços de cinco Bolsas.
“Em relação a outras moedas, além de bitcoin e ether, precisamos, primeiro, de um índice, ou precisamos da habilidade para criar um índice”, acrescentou Shah.
Quanto à regulamentação, a diretora de produtos do CME Group apontou a atual incerteza regulatória para as altcoins nos Estados Unidos.
“Precisamos saber para onde enviamos a papelada”, disse Shah, referindo-se à falta de clareza sobre qual agência regulatória americana terá a jurisdição sobre instrumentos ligados a altcoins.
Bitcoin e ether são as duas únicas criptomoedas até agora a não serem consideradas valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos Estados Unidos (SEC, a CVM americana). A SEC afirmou anteriormente que muitas altcoins são valores mobiliários.
CME Group e futuros de criptomoedas
Desde o lançamento de contratos futuros de bitcoin em 2017, o CME Group lançou opções e contratos futuros para ether. Em março deste ano, CME lançou micro-opções para BTC e ETH.
Em abril de 2021, CME Group havia negado rumores de que lançaria futuros de dogecoin (DOGE), após relatos terem começado a circular no Twitter.