CME Group desmente rumores de que iria lançar futuros de dogecoin
Conforme confirmado pelo The Block, o CME Group, empresa operadora de capitais de risco com sede em Chicago, não tem planos de lançar um produto de futuros de dogecoin (DOGE).
A confirmação foi feita horas após um tuíte polêmico de uma conta sobre notícias no Twitter ter provocado uma agitação especulativa no ecossistema da rede social, conhecido popularmente como “Crypto Twitter”.
“CORRETORA MERCANTIL DE CHICAGO DISSE QUE IRÁ LANÇAR FUTUROS DE DOGECOIN”, informava o tuíte de @FirstSquawk, perfil esse que divulga manchetes de notícias sobre o mundo dos negócios.
CHICAGO MERCANTILE EXCHANGE SAID TO LAUNCH DOGECOIN FUTURES
— First Squawk (@FirstSquawk) April 18, 2021
Um e-mail enviado ao endereço eletrônico no operador do site com relação à fonte da informação não foi respondido.
No entanto, diversas pessoas próximas à situação informaram ao The Block que esse tipo de produto não será lançado. O CME, que oferece futuros de bitcoin desde 2017, não comentou o assunto.
Antes da confirmação do The Block, fontes do mundo de negociações institucionais negaram o tuíte, alegando que o CME os teria comunicado quanto ao produto.
“Ninguém do CME nos perguntou sobre isso”, disse um executivo. “Geralmente, eles nos consultam.”
FXHedge também estava entre diversas contas do Twitter que sinalizaram uma manchete sem fundamentação, no final de semana, que informava “DEPARTAMENTO DE TESOURO DOS ESTADOS UNIDOS IRÁ MULTAR DIVERSAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS POR LAVAGEM DE DINHEIRO COM CRIPTOMOEDAS”.
U.S. TREASURY TO CHARGE SEVERAL FINANCIAL INSTITUTIONS FOR MONEY LAUNDERING USING CRYPTOCURRENCIES -SOURCES
— FXHedge (@Fxhedgers) April 18, 2021
Alguns observadores de mercado estabeleceram uma conexão entre a propagação da manchete com a queda do mercado neste final de semana e o efeito dominó das liquidações de futuros.
Dogecoin esteve em alta nas últimas sessões de negociação, com uma capitalização de mercado acima de US$ 40 bilhões, e a criptomoeda sobre memes foi elogiada por investidores bilionários, como Elon Musk e Mark Cuban.
Na última sexta-feira (16), Robinhood afirmou que atividades relacionadas à dogecoin em sua plataforma geraram uma interrupção temporária.
Dogecoin disparou na sessão de negociação desse domingo (18), mas seu preço tem caído desde então, com uma queda de 3,12%, segundo dados do TradingView.