Clubes da Libra firmam acordo de R$ 6 bilhões com a Globo por direitos de transmissão; Corinthians fica de fora
A Liga do Futebol Brasileiro (Libra), liderada pelo BTG Pactual, firmou nesta sexta-feira (8) um acordo com a Rede Globo pelos direitos de transmissão das partidas da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
O acordo é válido apenas para os clubes que fazem parte da Libra, entre eles: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Vitória e São Paulo. Outros 9 estão na série B.
O contrato de exclusividade conta com duração de 5 anos, até 2029, e os valores serão pagos ao longo do período. O Corinthians, que nesta semana afirmou que não aceita receber menos que o Flamengo pelos direitos de TV, não assinou com a Globo. O clube, que ainda segue na Libra, pode entrar para a liga rival, a Liga Forte União (LFU), assessorada pela XP Investimentos.
Na LFU, constam os seguintes clubes na série A como: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
Valores recebidos e divisão de cotas
A liga receberá R$ 1,3 bi por ano pelos direitos de TV aberta e fechada e o valor pode ser alterado caso clubes entrem ou saiam para a Libra no período.
O montante contará com uma distribuição mais igualitária, com 40% sendo dividido de forma igualitária, 30% por posição no campeonato e 30% pela audiência de cada clube.
Por fim, 3% do valor arrecadado será distribuído para os clubes do bloco que estão na Série B do futebol nacional.
Entre os clubes na Série B, estão: ABC, Brusque, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Paysandu, Ponte Preta e Sampaio Corrêa.