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ClickBus: Prioridade é manter crescimento sólido com recursos próprios, diz CEO

19 nov 2024, 7:00 - atualizado em 18 nov 2024, 18:34
ClickBus
(Imagem: Divulgação/ClickBus)

A plataforma de compra de passagens de ônibus Clickbus quer continuar a crescer de forma sustentável e com recursos próprios, disse o CEO da companhia, Phillip Klien, ao Money Times. Segundo ele, a empresa tem desde 2021 buscado criar uma base financeira sólida, com foco em obter uma margem Ebitda saudável, que atualmente gira entre 15% e 20%.

Cinco anos atrás, a companhia chegou a cogitar um IPO, mas passou por uma reversão de expectativas com a forte baixa nas vendas provocada pelo distanciamento social. A queda de buscas por passagens de ônibus, no entanto, foi acompanhada de um aumento na proporção do online sobre o digital, explica Klien.

“Em 2019, apenas 15% das passagens eram compradas online. Durante a pandemia, esse número chegou a quase 40%. Hoje, estabilizou entre 30% e 35%, o que ainda representa um grande espaço para crescimento”, disse.

De acordo com o executivo, a companhia quer liderar a transformação digital do consumo de passagens de ônibus, trazendo os 65% de consumidores que ainda compram off-line. Embora não revele números detalhados, Klien afirmou que 2024 tem sido um ano de crescimento acima das expectativas. “Estamos avançando mais rápido que o setor”.

O mercado de passagens rodoviárias no Brasil é avaliado em R$ 20 bilhões, e a ClickBus projeta um GMV (Gross Merchandise Value, ou volume bruto de mercadoria em português) de R$ 2 bilhões para 2024. Klien destaca que a empresa já representa um terço das vendas online do setor e cerca de 10% do total de passagens comercializadas no Brasil.

ClickBus aposta em antecipação de vendas

A ClickBus também utiliza inteligência de dados para melhorar a experiência do consumidor e otimizar as operações das viações.

Segundo Klien, mais da metade das passagens comercializadas pela empresa é comprada até 48 horas antes do embarque.

Essa tendência de última hora representa um desafio significativo para as viações, que precisam ajustar rapidamente a operação, como decidir pela inclusão ou retirada de ônibus e escolher entre categorias de assentos mais simples ou premium, segundo o executivo.

“Isso complica o planejamento financeiro e operacional das viações, porque elas só recebem o dinheiro na última hora e precisam tomar decisões rápidas sobre a frota”, explica o CEO da ClickBus.

Para mudar esse comportamento, a ClickBus tem apostado em inovação e incentivos digitais. Em janeiro de 2023, a empresa lançou uma iniciativa que oferece descontos agressivos para compras antecipadas.

“O digital nos permite testar estratégias e oferecer benefícios diretamente aos usuários, criando oportunidades de mudar hábitos no setor rodoviário”, destaca Klien.

B2B

Apesar de a venda direta para o consumidor final ser o carro-chefe da empresa, Klein cita o uso de dados para a frente B2B (Business to Business) – modelo de negócios onde as empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas. “Recentemente, uma companhia nos procurou pedindo orientações sobre a melhor configuração de novos ônibus para operar em um trecho específico”, disse.

Entre as iniciativas ainda no B2B, o executivo fala no lançamento de uma plataforma de vendas pelo WhatsApp em modelo white label. “Embora não operemos diretamente, nosso papel como fornecedor de inteligência e tecnologia tem crescido rapidamente”, afirma Klien.

No segmento B2B, aliás, estariam as maiores oportunidades de aquisições de outras companhias, segundo o executivo. Desde sua fusão com a J3 em 2016, a empresa não realizou novos M&As. “Estamos começando a exercitar essa capacidade agora”, diz.

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