ClickBus: Prioridade é manter crescimento sólido com recursos próprios, diz CEO
A plataforma de compra de passagens de ônibus Clickbus quer continuar a crescer de forma sustentável e com recursos próprios, disse o CEO da companhia, Phillip Klien, ao Money Times. Segundo ele, a empresa tem desde 2021 buscado criar uma base financeira sólida, com foco em obter uma margem Ebitda saudável, que atualmente gira entre 15% e 20%.
Cinco anos atrás, a companhia chegou a cogitar um IPO, mas passou por uma reversão de expectativas com a forte baixa nas vendas provocada pelo distanciamento social. A queda de buscas por passagens de ônibus, no entanto, foi acompanhada de um aumento na proporção do online sobre o digital, explica Klien.
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“Em 2019, apenas 15% das passagens eram compradas online. Durante a pandemia, esse número chegou a quase 40%. Hoje, estabilizou entre 30% e 35%, o que ainda representa um grande espaço para crescimento”, disse.
De acordo com o executivo, a companhia quer liderar a transformação digital do consumo de passagens de ônibus, trazendo os 65% de consumidores que ainda compram off-line. Embora não revele números detalhados, Klien afirmou que 2024 tem sido um ano de crescimento acima das expectativas. “Estamos avançando mais rápido que o setor”.
O mercado de passagens rodoviárias no Brasil é avaliado em R$ 20 bilhões, e a ClickBus projeta um GMV (Gross Merchandise Value, ou volume bruto de mercadoria em português) de R$ 2 bilhões para 2024. Klien destaca que a empresa já representa um terço das vendas online do setor e cerca de 10% do total de passagens comercializadas no Brasil.
ClickBus aposta em antecipação de vendas
A ClickBus também utiliza inteligência de dados para melhorar a experiência do consumidor e otimizar as operações das viações.
Segundo Klien, mais da metade das passagens comercializadas pela empresa é comprada até 48 horas antes do embarque.
Essa tendência de última hora representa um desafio significativo para as viações, que precisam ajustar rapidamente a operação, como decidir pela inclusão ou retirada de ônibus e escolher entre categorias de assentos mais simples ou premium, segundo o executivo.
“Isso complica o planejamento financeiro e operacional das viações, porque elas só recebem o dinheiro na última hora e precisam tomar decisões rápidas sobre a frota”, explica o CEO da ClickBus.
Para mudar esse comportamento, a ClickBus tem apostado em inovação e incentivos digitais. Em janeiro de 2023, a empresa lançou uma iniciativa que oferece descontos agressivos para compras antecipadas.
“O digital nos permite testar estratégias e oferecer benefícios diretamente aos usuários, criando oportunidades de mudar hábitos no setor rodoviário”, destaca Klien.