Citi aumenta seu investimento na komgo, plataforma de blockchain de comércio financeiro
O banco Citi aumentou sua participação acionária na komgo — startup que está desenvolvendo um blockchain comercial na rede Ethereum para financiamento comercial — e começou a integração de seu sistema de processamento com o blockchain da komgo.
Lançada em 2018, em parceria com a empresa global de blockchain ConsenSys, a komgo apresenta uma plataforma de ponta a ponta para otimizar o financiamento comercial à indústria de commodities.
Usando a plataforma, compradores de ações e vendedores podem alavancar a tecnologia de registro distribuído (DLT, na sigla em inglês) para se comunicar entre si, com seus bancos e fornecedores de serviços.
O projeto foi lançado com o apoio de inúmeros fundadores-investidores, como Citi, Société Générale, ING Group e Sumitomo Mitsui Banking Corporation.
Em um bate-papo com a ConsenSys no dia 10 de março, o chefe global de Finanças Comerciais de Commodities, Kris van Broekhoven, discutiu a justificativa para apoiar o projeto de blockchain.
“Por mais de 100 anos, a indústria foi bem dependente do câmbio e do processamento manual de documentos impressos”, afirmou ele. “Agora, a tecnologia de blockchain serve como uma catálise para abalar a indústria em relação ao processamento de dados eletrônicos.”
Em comparação a outros projetos de blockchain por aí, Broekhoven disse que o atrativo da komgo está na parceria com grandes bancos e empresas.
“É um dos únicos consórcios que possui bancos e empresas como fundadores”, afirmou ele.
“Dessa forma, ajudamos a certificar que os recursos que a komgo desenvolve realmente solucione as dificuldades de uma ampla gama de usuários — além dos bancos — e a plataforma tem diversas empresas por trás que se comprometem em operar na plataforma.”
Citi foi um dos primeiros fundadores-investidores da komgo. De acordo com Broekhoven, recentemente, o banco “aumentou seu investimento para permitir que a empresa continue se desenvolvendo”.
Citi também começou o processo de integração de seu próprio sistema de processamento comercial com a komgo para obter vantagem da redução no tempo médio de permanência e outros benefícios que a komgo traz.
Além disso, agora que a estrutura de segurança da komgo foi aprimorada, Citi pode começar a monitorar seus custos de investimento para se certificar das capacidades financeiras do projeto.
Agora, a plataforma está focando em cartas de crédito, na contabilização de financiamento a receber, e no KYC (de identificação de clientes).
Porém, no futuro, assim como Broekhoven revelou, komgo irá expandir seus recursos para incluir o financiamento de inventário e a autocombinação de documentos eletrônicos.