Ciro Gomes: qual a opinião do candidato à presidência sobre criptomoedas?
Em vésperas de eleição, é importante saber dos posicionamentos dos candidatos sobre diferentes temas. Um deles são as criptomoedas.
Por ser um assunto novo e em constante mudança, o tema pode ser pauta durante o governo eleito.
No caso do candidato Ciro Gomes (PDT), o tema foi citado algumas vezes. Ciro já demonstrou ser bem crítico em relação à classe de ativos.
“Bitcoin é moeda sem lastro”
O candidato abordou o tema pela primeira vez no Flow Podcast em junho deste ano. “Olha, eu não sei se eu sou conservador demais — e eu admiro essa tentativa, mas uma moeda sem lastro e sem uma autoridade pública por trás dela, não sei se um dia desse vai dar problema”, disse.
Quando confrontado pelo apresentador da época, Monark, sobre o fato de que El Salvador havia adotado a cripomoeda, Ciro respondeu que no país o assunto está avançando para um negócio impressionante, e que foi muito mais além.
“Eu já disse que não vai dar certo e tal… mordi a língua. Está surgindo uma moeda privada, de curso internacional razoável, reserva de valor razoável”, disse.
Pouco depois, em julho deste ano, em evento da Fiesp, Ciro voltou a falar sobre o tema em entrevista ao Portal do Bitcoin.
“Eu sou muito conservador em matéria de finanças”, afirmou. “Falando de bitcoins: é uma moeda que não tem uma autoridade que dê a ela curso forçado ou que dê a ela lastro como reserva de valor. Um belo dia pode virar uma pirâmide”, disse.
No entanto, ele admitiu que pode estar enganado em sua visão sobre o tema: “Pode até ser uma percepção equivocada minha”, completou.
Nesta ocasião, o candidato do PDT desta vez criticou El Salvador e sua política com Bitcoin.
“Receber pagamentos de tributos como El Salvador, nem pensar. Vai ser sempre o velho e bom real, uma moeda que tem curso forçado, é reserva de valor, tem valor de transação fixo pelo governo, que é uma autoridade democraticamente controlada.”
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.