CryptoTimes

Circle firma parceria com Genesis Global Trading para impulsionar a stablecoin USDC

30 jul 2020, 10:44 - atualizado em 30 jul 2020, 10:44
A parceria com a Genesis Global Trading ajudará a Circle a criar produtos e serviços para empresa no crescente setor do mercado cripto (Imagem: Crypto Times)

O fornecimento de tokens USD Coin (USDC) atingiu um bilhão no início de julho e a Circle — uma das startups por trás da stablecoin lastreada pelo dólar americano — está firmando parceria com Genesis Global Trading, subsidiária do Digital Currency Group (DCG), em uma iniciativa de desenvolvimento de produto em uma tentativa de melhorar o crescimento e uso do token.

Como parte do acordo, DCG está investindo US$ 25 milhões na Circle e a parceria de produto focará no rendimento e nos serviços de empréstimo da USDC da Circle. DCG é uma empresa investidora na Circle.

Circle sempre aproveitou os casos de uso de sua USDC lastreada em dólar, que impulsionou as finanças descentralizadas (DeFi), negociação de derivativos e pagamentos on-line.

Jeremy Allaire, CEO da Circle, afirmou que Genesis Global Trading tem sido uma força motriz no desenvolvimento do setor de empréstimos cripto e a parceria com a empresa ajudará a Circle a criar produtos e serviços para empresa no crescente setor do mercado cripto.

Empresas de negociação podem usar USDC para se movimentarem mais rápido entre criptoativos e usuários tanto de plataformas de empréstimo centralizadas como descentralizadas podem ganhar um rendimento sobre suas posses em USDC.

“Eu acredito que o principal aqui é o rápido crescimento e evolução da USDC em fornecimento e tomada de empréstimos, que é realmente essencial”, disse Allaire. “E são acelerados junto com o crescimento de quase 200% na circulação de USDC que também aconteceu nos últimos seis meses.”

No início deste ano, a empresa baseada na cidade de Boston, EUA, anunciou Circle Business Account, um conjunto de interfaces de programação de aplicações (APIs) para permitir que desenvolvedores criem sobre a USDC.

Fornecimento anual da USDC (Imagem: The Block)

Fornecimento em USDC teve um aumento anual de 125% e disparou 162% nos últimos seis meses, segundo a CoinMetrics.

Ainda assim, o mercado está competitivo. USDC possui adversárias que variam entre players nativos de cripto como tether (USDT), que comanda grande parte da participação de mercado, bem como novatos como a Libra do Facebook, que planeja lançar um número de stablecoins lastreadas por fiduciárias este ano.

Allaire disse que o apoio da Genesis e do DCG ajudariam a reanimar players no mercado cripto, bem como fintechs que usam USDC como padrão.

“Pensamos na USDC… É um protocolo, é um padrão, é uma infraestrutura de mercado. A própria Circle tem a missão de fornecer esse tipo de recursos de serviços integrados na plataforma para empresas”, disse ele.

“Esperamos que muitas empresas que criam nela também vão querer conseguir entrar para esses mercados de capital emergentes que existem em torno da USDC.”

Circle — avaliada em mais de US$ 3 bilhões — se reinventou para focar exclusivamente no desenvolvimento da USDC no fim de 2020.

Anteriormente, a empresa operava uma corretora de criptoativos e uma mesa de negociações de mercado de balcão (OTC), que teve bilhões de dólares equivalentes em criptoativos sendo negociados em 2018. Vendeu ambos os serviços em 2019.