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Cinco dicas para precificar melhor o seu produto

07 ago 2019, 18:10 - atualizado em 07 ago 2019, 18:10
Normalmente, a definição de um valor adequado de venda de um produto ou serviço depende do equilíbrio entre preço e mercado (Imagem: Pixabay)

Um dos maiores desafios dos micros e pequenos empreendimentos é saber precificar corretamente os seus produtos. Qualquer erro na hora da escolha do preço pode significar o sucesso ou a falência da empresa.

Normalmente, a definição de um valor adequado de venda de um produto ou serviço depende do equilíbrio entre preço e mercado, além do valor calculado em função dos custos e despesas do empreendimento.

Assim, a precificação envolve a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. Nesse cálculo, o empresário deve considerar dois aspectos básicos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).

Pensando nisso, o Sebrae separou cinco dicas para melhorar a precificação dos produtos.

1 – Fique atento ao giro do seu produto

De acordo com o Sebrae, quanto maior o giro do produto, menor tende a ser a sua margem de lucro.

“O giro do seu produto precisa ser suficiente para cobrir os gastos fixos da sua empresa, superando o ponto de equilíbrio a cada mês. Para isso, a sua margem de lucro, multiplicada pelo giro, deve ser igual ou superior às suas despesas fixas”, diz.

2 – Observe o preço da concorrência

Outro fator importante é observar a concorrência, procurando se diferenciar dos rivais, seja na apresentação do produto, processo de venda, ponto comercial ou ainda na venda de kits, que podem reduzir a sua margem de lucro, mas aumentam o ticket médio do cliente.

3 – Saiba identificar seu público-alvo

A precificação do produto também depende muito do tipo do seu público

“Se o seu cliente busca agilidade (produto ou serviços entregues em menor tempo), conforto (preço fechado, você cuida de tudo e apenas entrega o produto ou serviço pronto para o cliente) ou exclusividade (produto ou serviços de baixa disponibilidade), ele é menos sensível ao preço e você pode melhorar a sua margem com um maior valor de venda. Ou, se a sua margem permitir, como forma de se diferenciar dos seus concorrentes, entregue agilidade e/ou conforto mesmo em uma disputa pelo menor preço”, informa o Sebrae.

4 – Comprar bem é o segredo que todo mundo conhece

A hora de escolher e negociar com o fornecedor é fundamental para melhorar a competitividade dos preços.

“Como o preço de venda é definido pelo mercado, sua melhor chance de aumentar os lucros é reduzindo o preço de aquisição dos seus produtos. Negocie com fornecedores, planeje suas compras para otimizar os custos com frete e/ou embalagem e, assim, melhorar a sua margem de venda. Quando possível, faça compras em conjunto com parceiros para aumentar o poder de barganha pelo sensível aumento na quantidade”, diz.

5 – Evite promoções a todo momento

Por fim, o Sebrae recomenda que não se faça promoções toda hora: “Se você fizer promoções continuadamente, o cliente vai se acostumar com o preço promocional e deixar de adquirir pelo preço regular. Tenha datas especiais de promoção e, nestas datas, incentive a compra em maiores valores. Por exemplo, em uma feira, se na última hora você liquida os produtos, seus clientes deixarão para te visitar apenas nessa última hora para aproveitar o seu desconto”.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
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