CryptoTimes

Ciência, Web3 e GunsN´Roses: Evento DeSci acontece neste sábado em SP

03 set 2022, 16:00 - atualizado em 02 set 2022, 17:41
Ciência web3 DeSci
(Imagem: Shutterstock/Science Photo Library)

O ViralCure — antiga plataforma de crowdfunding do HCFMUSP — tem o objetivo ser um movimento global de apoio à ciência e anunciou, neste sábado (3), que pretende fazer isso por meio de tecnologias alinhadas com a filosofia da Web3.

Idealizada pela Sthorm, unidade de missões especiais voltadas ao impacto social, a plataforma está sendo lançada hoje ao lado de pesquisadores, empreendedores espaciais e estrelas de rock internacional, que vieram ao Brasil exclusivamente para a celebração.

A Storm já conseguiu anteriormente, por meio da plataforma viralcure.com, arrecadar mais de R$ 32 milhões para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. 

O movimento vem de linha com o segmento de Ciências Descentralizadas (Descentralized Science, ou DeSci em inglês), um termo muito falado pelo próprio Vitalik Buterin, criador da Ethereum (ETH).

Conforme a descrição contida no site oficial da fundação Ethereum (ETH): “A ciência descentralizada (DeSci) é um movimento que visa construir infraestrutura pública para financiamento, criação, revisão, crédito, armazenamento e disseminação de conhecimento científico de forma justa e equitativa usando a pilha Web3.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Evento DeSci em São Paulo com Ex-membros do Guns N´Roses

O lançamento sediou palestras de ciência open-source, novas formas de capitalismo, e contou com painéis específicos sobre a exploração de NFTs em comunidades, no entretenimento, e sobre explicação espacial.

O evento foi realizado na Usina Monte Alegre — espaço de de 400 mil metros quadrados em Piracicaba, São Paulo, que já sediou a segunda maior usina açucareira do País.

Com início às 16h00, o espaço também foi palco de um show exclusivo de uma banda formada por Matt Sorum (Ex-Guns N’ Roses, Motorhed, The Cult), Gilby Clarke (Ex-Guns N’ Roses, Slash’s Snakepit), Billy Gibbons (ZZ Top) e Sebastian Bach (Skid Row). 

A celebração teve um painel específico sobre entretenimento e NFTs com participação de Matt Sorum e presença de Bob Richards, fundador da Singularity University, International Space University, SEDS, Space Generation Foundation e Odyssey Moon. 

Richards trabalhou ao lado de Carl Sagan e se tornou evangelista do movimento “NewSpace”, catalisador de múltiplos negócios espaciais. Ele marca presença no evento representando a Artemis Music — empresa que realiza viagens espaciais com arquivos e NFTs na Estação de Espaço Internacional (ISS). 

A ala científica contou com três cientistas da Mabloc, biotech independente no portfólio de projetos da Sthorm.

Representando a biotech em palestra sobre open-science, está o Prof. Dr. Esper Kallás, titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), David Watkins, professor de patologia na Universidade George Washington e Michael Ricciardi, Diretor Associado de Pesquisa Translacional na mesma universidade. 

No painel do “novo capitalismo”, o evento ainda tem a presença de Marcelo Bechara, Diretor de Relações Governamentais da Globo, Alex Nascimento, Professor de Blockchain & STOs na universidade americana UCLA e Gilberto Fischel, CEO da MundusDAO.

A palestra sobre o uso de NFTs em comunidades conta com a presença da artista e fundadora da Eve.nft, Livia Elektra, Rodrigo Loli, ambos da Casa NFT, Tulio Dek, artista plástico e Thiago Gomes, Head de Marketing da Sthorm. 

“Temos a tecnologia, os cientistas e o interesse global. O ViralCure irá reunir, amplificar e viabilizar esse encontro de investidores descentralizados em saúde com cientistas ao redor do mundo”, afirma Pablo Lobo, CEO da Sthorm e idealizador da plataforma.

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.