ImóvelTimes

Cidades ‘impossíveis’ de morar: Ranking mostra que metade delas estão nos EUA; veja quais

22 jun 2024, 13:30 - atualizado em 22 jun 2024, 13:34
cidades impossíveis de morar
Outro país que possui ao menos três representantes na lista é a Austrália. (Imagem: Getty Images Pro)

Ao menos cinco cidades dos Estados Unidos (EUA) aparecem entre os dez lugares mais caros para morar. Entre elas, Califórnia, San Jose, Los Angeles, São Francisco e San Diego.

O ranking foi feito a partir do relatório anual Demographic International Housing Affordability, que acompanha os preços das casas de há 20 anos. Nele, é comparado a renda média bruta das famílias com os preços médios das casas em oito países: Austrália, Canadá, China, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos.

Outro país que possui ao menos três representantes na lista é a Austrália. A sua capital, Sydney, acaba ocupando o segundo lugar no ranking, seguidas pelas cidades de Melbourne e Adelaide, no sul do país.

A cidade que ocupa o primeiro lugar da lista é Hong Kong, na China, local conhecido, principalmente, por abrigar o centro financeiro asiático e, consequentemente, os apartamentos pequenos que custam “pequenas fortunas”.

Para se ter uma noção, um de seus bairros está em terceiro lugar na lista de metro quadrado mais caro mundo, segundo o levantamento da consultoria Cushman & Wakefield.

Apesar da coroação, em primeiro lugar, a cidade não está mais tão inacessível como antes, já que durante a pandemia em 2020, as leis de segurança nacional inibiram que novos compradores pudessem adquirir seus imóveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O efeito encarecedor

O relatório concluiu que um dos pontos que faz com que o valor dessas cidades suba está relacionado principalmente pela demanda por casa com espaço exterior maior, impulsionado durante o período pandêmico.

Associado a isso, o Demographic International Housing Affordability destaca também que as políticas de utilização dos solos e as medidas de contenção do avanço urbano contribuem bastante para a alta nos preços das casas.

  • O que avaliar antes de investir em um imóvel? Consultamos especialistas do setor imobiliário para descobrir a resposta – veja aqui

“Políticas como cinturões verdes, limites de crescimento urbano e densificação visam limitar a expansão urbana e aumentar a densidade. Embora se destinem a melhorar os ambientes urbanos, resultam frequentemente numa grave escassez de terrenos e num aumento vertiginoso dos custos de habitação”, explica o relatório.

Como exemplo e “um modelo potencial, o relatório destaca as reformas feitas na Nova Zelândia, onde foi introduzido novas políticas destinadas a aumentar a oferta de terras para satisfazer a procura, proporcionando, segundo eles, um exemplo esperançoso para outras nações que enfrentam questões de acessibilidade habitacional.

As 10 principais cidades mais inacessíveis de morar

  1. Hong Kong
  2. Sydney
  3. Vancouver
  4. San Jose
  5. Los Angeles
  6. Honolulu
  7. Melbourne
  8. San Francisco/Adelaide
  9. San Diego
  10. Toronto

*Com informações da CNN

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.