Bilionários

Cidade ‘secreta’ dos bilionários: Executivos de gigantes do mercado já têm o terreno; veja fotos do projeto

11 nov 2023, 12:00 - atualizado em 10 nov 2023, 15:50
97% do capital da Flannery Associates vêm de investidores americanos, como executivos que trabalharam no Goldman Sachs, no LinkedIn e no fundo Sequoia Capital (Imagem: Divulgação)

A Flannery Associates, empresa composta por um grupo de investidores bilionários do Vale do Silício, comprou uma vasta área de terras para construir uma cidade do zero.

A ideia é que o grupo construa uma comunidade verde e acessível, que geraria milhares de empregos. Muitos até estão chamando por aí de “cidade utópica” (veja imagens do projeto no fim da matéria).

O empreendimento imobiliário conta com 21,4 mil hectares que ficam no Condado de Solano, norte da Califórnia, e foram investidos mais de US$ 800 milhões desde 2018. Segundo a empresa, essa é a quantidade de terra necessária para a execução do projeto.

O projeto está em segredo desde o seu início, quando as terras começaram a ser compradas e gerou preocupações sobre segurança nacional por conta da sua localização que é bastante estratégica. As terras ficam próximas à base de Travis, da Força Aérea.

Recentemente, foi revelado que 97% do capital da Flannery Associates vêm de investidores americanos. Entre eles, executivos que trabalharam no Goldman Sachs, no LinkedIn e no fundo Sequoia Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resistência dos agricultores locais

No entanto, o projeto tem encontrado resistência dos agricultores locais onde as terras foram compradas. O deputado, John Garamendi, apontou preocupações com o real impacto do projeto.

“Já vi esse tipo de coisa acontecer, cidades utópicas indo e vindo. Se eu fosse um investidor, ficaria muito, muito preocupado”, disse o deputado.

Garamendi disse que a empresa chegou a expulsar os agricultores locais, pressionando-os com ações legais para que deixassem suas propriedades. A empresa agora é a maior proprietária das terras no Condado.

Além disso, o deputado informou que o terreno está zoneado de tal forma que o desenvolvimento não pode ocorrer ali.

“Não creio que tenham alguém que saiba realmente o que é necessário para construir uma nova cidade, os milhares de milhões de dólares que serão necessários para colocar nas ruas, nas estradas. E, a propósito, eles terão que construir cerca de 20 quilômetros de uma nova rodovia estadual, que passa direto por sua propriedade. Não creio que eles tenham ideia do que estão fazendo”, disse Garamendi a um jornal americano.

Agora, para tirar a ideia do papel, a Flannery Associates precisa se reunir com autoridades políticas eleitas no Condado e funcionários que atuam na Base Aérea de Travis para convencê-los a votar a favor da proposta que inclui refazer o zoneamento da região.

Veja imagens do projeto