Cidadãos de Pequim e Suzhou poderão usar yuan digital no metrô
A capital chinesa Pequim expandiu o teste da moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) do país, nomeada e-CNY, para seu sistema metroviário.
Em um comunicado desta quarta-feira (30), o governo municipal de Pequim afirmou que usuários que tiverem ativado o aplicativo móvel de yuan digital por meio do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) podem agora pagar com e-CNY para usar todas as linhas de metrô da cidade.
O sistema metroviário de Pequim consiste em 24 linhas e 428 estações e é usado, em média, por mais de 10 milhões de pessoas todos os dias.
Até o momento, Pequim conduziu duas campanhas de loteria de e-CNY, em que distribuiu 50 milhões de yuans digitais para 250 mil cidadãos, que puderam baixar e ativar o aplicativo móvel de e-CNY.
Apesar de os períodos de teste das campanhas já terem sido finalizados, usuários ainda podem usar suas carteiras móveis de e-CNY para usar a moeda digital como pagamento em qualquer estabelecimento que for aceita.
O aplicativo Yitongxing é outra opção usada para realizar pagamentos de tíquetes de metrô em Pequim, mas também pode fazer pagamentos com yuan digital.
Para isso, o usuário tem de ativar a ferramenta de sub-carteira dentro do aplicativo de yuan digital, e, então, poderá encontrar a opção de pagamento com a moeda digital dentro do aplicativo Yitongxing.
O anúncio do teste em Pequim aconteceu no dia seguinte em que o governo da cidade de Suzhou comunicou que o e-CNY também poderá ser usado no sistema metroviário da mais recente linha da cidade.
Essa é a mais recente tentativa de Pequim de ampliar o uso da CBDC chinesa. No início deste mês, o ICBC disponibilizou, na capital do país, 3 mil caixas eletrônicos que convertem e-CNY para dinheiro físico e vice-versa.