Ciclone provoca rajadas de até 70 km/h no Sul e instabilidade acende risco para granizo; há perigo para lavouras?
O início desta semana marca o avanço de uma frente fria no Sul do Brasil, que provoca a formação de um ciclone no litoral do Rio Grande do Sul, das Serras Gaúchas e Catarinenses, além do munícipio de Chuí (RS).
“O volume de chuvas será baixo e as rajadas de vento serão menores que as da semana passada, que atingiram 150 km/h. Além disso, não devemos esse ciclone atingindo áreas produtoras”, explica Desirée Brandt, meteorologista executiva da Nottus Meteorologia.
No entanto, de acordo com a especialista, há um risco que não pode ser descartado e que não está associado ao ciclone.
- Conheça aqui a ação que já subiu mais de 190% no 1º semestre e deve continuar se dando bem com o ‘boom’ do setor aéreo no Giro do Mercado, e saiba se ainda dá tempo de aproveitar a oportunidade! Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta, às 12h.
“Devemos ver a formação de áreas de instabilidade no interior da América do Sul, que pode provocar queda de granizo”, explica.
Assim, de acordo com Brandt, o modelo aponta para possibilidade de queda de gelo em áreas produtoras entre o meio oeste de Santa Catarina e Oeste do Paraná, de forma pontual.