Ciclo tardio para o boi, carro 0 km sem imposto, resultados do 3T23 e mais: Veja 5 destaques no Agro Times
A terceira semana de novembro ficou marcada por diversos temas relevantes para o setor agro. Entre os destaques estão os resultados de empresas como JBS (JBSS3), Raízen (RAIZ4), BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3), Cosan (CSAN3) e AgroGalaxy (AGXY3).
Além disso, a Cosan (CSAN3) anunciou que Luis Henrique Guimarães deixa a presidência da companhia em 2024 e Nelson Roseira Gomes Neto, CEO da Compass, assume o cargo.
O Agro Times separou os principais temas que você pode ter perdido. Confira a seguir.
Os temas que mais se destacaram na última semana:
5º lugar – John Deere desenvolve motor a etanol para máquinas agrícolas; confira
A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, anuncia o conceito de um motor a etanol de 9.0L na Agritechnica 2023, principal feira mundial de máquinas agrícolas, realizada neste mês, em Hanover, na Alemanha.
4º lugar – Cosan (CSAN3) no 3T23: O que fazer com as ações depois dos resultados, segundo estes analistas
A Cosan (CSAN3) reverteu prejuízo e reportou um lucro líquido de R$ 678,8 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23).
Diante da repercussão, compilamos as visões de Empiricus Research, Itaú BBA e Bank of America sobre as ações.
Top 3 do agro
? 3º lugar – Calor extremo gera prejuízos em lavouras de soja e milho; produtor deve reduzir 70% da área plantada
A falta de chuvas e o calor extremo têm provocado prejuízos nas lavouras de soja em Mato Grosso, com perdas de produtividade, necessidade de replantios e comprometimento da janela de semeadura do milho.
Produtores já afirmam que vão reduzir a área destinada para o cereal e há também agricultores que não vão semear a cultura na safra 2023/2024.
? 2º lugar – Novo PL concede isenção de imposto na hora de adquirir carro 0 km; veja quem pode receber
Um novo Projeto de Lei (2682/23) quer isentar produtores rurais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de um carro novo, de qualquer cilindrada ou modelo, no valor de até R$ 250 mil.
No entanto, para adquirir, o interessado deve comprovar que exerce a atividade há no mínimo três anos.
? 1º lugar – De olho no boi: Virada no ciclo de preços deve vir mais tarde do que o esperado
Na parcial do mês de novembro, os preços do boi gordo já acumulam queda de 3,89%, após um outubro marcado por pouca variação nos valores.
Vale lembrar que, em setembro, as cotações do animal saltaram 18%, em meio a um ano caracterizado por forte queda nos preços em função do ciclo pecuário favorável no Brasil.
No entanto, de acordo com analista econômico de proteína animal no Rabobank, a virada no ciclo pecuário deve vir mais tarde do que o esperado.