CryptoTimes

CIA lança unidade de pesquisa e desenvolvimento; blockchain será uma das áreas de foco

21 set 2020, 13:47 - atualizado em 21 set 2020, 13:47
CIA LAbs deseja solucionar problemas existentes com o uso da ciência e da tecnologia (Imagem: Twitter/CIA)

Nesta segunda-feira (21), a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) anunciou uma nova unidade de pesquisa e desenvolvimento chamada CIA Labs.

A iniciativa “aproxima CIA do setor privado e da academia para pesquisar e desenvolver soluções científicas e tecnológicas para apoiar a missão da CIA”, segundo um comunicado de imprensa.

“CIA Labs realiza pesquisas, desenvolvimentos, testes e engenharias multidisciplinares para solucionar novos desafios; adaptar, melhorar ou acelerar a produção das soluções existentes; e solucionar persistentes problemas científicos e tecnológicos de novas formas”, explicou a agência.

Dentre as áreas de pesquisa estão “tecnologias de registro distribuído (DLT)/alimentadas por blockchain”, apesar de o comunicado não dar detalhes além dessa simples descrição. Também menciona realidade virtual/aumentada, robótica e computação quântica, dentre outras áreas.

Um artigo da MIT Technology Review afirma que a iniciativa fornecerá um meio de funcionários da CIA “enviarem patentes publicamente sobre a propriedade intelectual que estão desenvolvendo — e coletar uma parte dos lucros”.

theblock@moneytimes.com.br