Chuvas: da cana chegam com grau de risco elevado ao café; grãos meio fora da rota
O café no cinturão produtor entre o Sul de Minas e Norte de São Paulo vai seguir sendo castigado por chuvas intensas neste final de semana, começando nesta sexta (7) com precipitações de 50 a 70 mm.
Granizo é motivo de preocupação, como o que atingiu muitos cafezais em plena florada, no começo da semana.
A cana paulista também está na rota da frente fria, de um ciclone extratropical e de ventos atmosféricos que trazem as mesmas precipitações, só que um pouco menos intensas que no outro estado do Sudeste. Mesmo assim tornarão mais lenta o moagem pelas usinas, como vem ocorrendo nos últimos dois dias.
As previsões são de 20 a 40 mm.
Essa subida da umidade também o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera que se espalhe para boa parte do Centro-Oeste e Oeste da Bahia.
E favorece o plantio dos grãos de verão, como a soja, duplamente. Molha, mas sem agressão severa e atraso dos trabalhos, porque as ocorrências de tempestades estão no risco pontual e localizadas.
Apenas o Sul de Goiás deverá ter volumosos maiores da mesma onda que varre o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro.
A região Sul começou a ter folga da nebulosidade já nesta sexta, também importante para não atrasar a semeadura da soja e milho, além do resto que falta da colheita do trigo.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!