Churrasco do Lula: Marina falta e indicado para STF pode sair na semana que vem, diz Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou alguns de seus ministros e líderes do governo para um churrasco no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira (30) à noite. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, não compareceu ao evento.
Além disso, houve conversas sobre o próximo indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), que pode ser anunciado na semana que vem. As informações são do jornal O Globo.
Marina Silva não compareceu ao evento. A ministra trocou o churrasco do Lula pela confraternização na casa do novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, segundo o Estadão.
O fato acontece em meio à tensão política entre ambos, após o Congresso esvaziar sua pasta com o apoio do governo, e ter que explicar sua permanência no cargo.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Lula deve indicar Zanin na semana que vem
Participantes do churrasco afirmam que uma das conversas com Lula foi sobre o indicado para a vaga ao STF, deixada por Ricardo Lewandowski no último dia 11 de abril. Lula teria afirmado que sua indicação ocorrerá na próxima semana.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes estiveram presentes no churrasco de Lula. Assim como o ex-ministro Ricardo Lewandowski.
A percepção dos convidados foi de que Cristiano Zanin, advogado do petista responsável por sua absolvição na Lava-Jato, segue como favorito à primeira indicação de Lula.
Na análise de um dos auxiliares, o presidente ainda estava estudando as melhores condições políticas para fazer o anúncio, e por isso não teria feito até o momento.