Internacional

Chocolate 3D de empresa suíça começa a chegar ao mercado

16 fev 2020, 20:02 - atualizado em 14 fev 2020, 16:51
Depois de experimentar o chocolate de impressão 3D por anos, a Barry Callebaut descobriu uma maneira de a impressora lidar com a mistura do chocolate (Imagem:Wikimedia Commons)

Hotéis, chefs confeiteiros e redes de café podem em breve começar a oferecer aos clientes chocolate personalizado em 3D, graças a uma pouco conhecida fabricante suíça.

A Barry Callebaut, a fabricante por trás de 25% do chocolate consumido no mundo, está oferecendo aos clientes gourmet acesso a um método de impressão em larga escala de designs personalizados, disse a empresa de Zurique em comunicado nesta sexta-feira.

A tecnologia estará disponível para sua marca Mona Lisa, que faz decorações, confeitos e esculturas de chocolate.

Depois de experimentar o chocolate de impressão 3D por anos, a Barry Callebaut descobriu uma maneira de a impressora lidar com a mistura do chocolate, um processo que requer movimento constante a temperaturas específicas e que poderia levar até uma hora no passado.

Agora, as impressoras da Barry Callebaut podem imprimir milhares de unidades em um tempo muito menor.

A novidade chega em um momento em que o setor de chocolate enfrenta poucas perspectivas de crescimento. No mês passado, a Barry Callebaut disse que o mercado global ficou estagnado nos três meses até novembro. E a Lindt & Spruengli disse que planeja fechar 50 lojas nos EUA.

Os clientes empresariais podem criar seus próprios designs, formas e tamanhos, com as criações finais adequadas para uso em sobremesas, confeitos, bebidas quentes e doces.

Isso reflete a tendência atual de personalização, de consumidores que desejam postar fotos no Instagram, bem como da demanda por produtos premium, disse Pablo Perversi, diretor de inovação da Barry Callebaut, em entrevista por telefone.

“O importante é que isso não é um tipo pontual de impressão como no passado”, disse. “Podemos produzir em escala.”

A empresa de Zurique fabrica chocolate para clientes como Nestlé, Unilever e Hershey, cujos nomes aparecem nas etiquetas.

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