Tempo Real: Ibovespa se preparar para corte de gastos
A economia chinesa será capaz de lidar eficazmente com os riscos e desafios externos, desde que o país aproveite a oportunidade estratégica, fortaleça a confiança e efetue o trabalho de maneira pragmática, disse neste sábado Meng Wei, porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) da China.
“Já foi comprovado e a história finalmente demonstrará que a economia chinesa pode se fortalecer apesar dos ventos contrários externos”, declarou Meng em coletiva de imprensa. Ele admitiu que as disputas comerciais entre a China e os Estados Unidos, em um ano, impactaram o desenvolvimento econômico do país, mas que o efeito foi. “no geral. controlável”.
A capacidade da China de lidar com os choques externos está se fortalecendo com a confiança estável das empresas, as expectativas de mercado racionais e as políticas efetivas do governo central, enfatizou.
“A nova rodada de reajustes tarifários pelos Estados Unidos contra os bens chineses é algo que não estamos dispostos a ver. É contra os interesses da China, dos Estados Unidos e do mundo inteiro”, indicou.
Diante das ameaças de aumentos tarifários pelos Estados Unidos, a chave – segundo ele – é estabilizar a própria economia chinesa.
Meng pediu por mais esforços para analisar o possível impacto causado pelos reajustes tarifários e tomar medidas para manter a operação da economia dentro de uma faixa razoável.