Coluna Robert Lawrence Kuhn

China realiza Duas Sessões de 2023 com um olho no passado e outro no futuro

08 mar 2023, 14:55 - atualizado em 08 mar 2023, 14:55
China realiza desde domingo o evento anual conhecido como Duas Sessões que, embora anual, em 2023 tem um significado especial (Arte: Money Times)

A China realiza desde domingo (5) o Congresso Nacional do Povo de 2023. Conhecido como Duas Sessões, o NPC (na sigla em inglês) é o mais alto órgão do poder estatal chinês. O evento acontece de forma simultânea à Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC). 

Ambas as reuniões têm o objetivo de olhar para trás para revisar os feitos do passado e também de olhar para frente para formular e implementar as ações seguintes. Embora seja um evento anual, este ano tem um significado especial, colocando em prática as políticas e os programas do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês (PCCh), que fornece o plano para os próximos 25 anos. 

Trata-se, como afirma o presidente Xi Jinping, de “realizar a meta do Segundo Centenário de transformar a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos e promover o rejuvenescimento da nação chinesa em todas as frentes por meio de um caminho chinês para a modernização”.

Olhando para trás, o primeiro-ministro Li Keqiang, em seu relatório final de trabalho do governo para o NPC, clamou pela prioridade de um crescimento econômico razoável no longo prazo, buscando melhor qualidade e eficiência, garantindo a estabilidade social. Li observou ventos econômicos contrários de alto desemprego, consumo lento e uma queda vertiginosa na receita com a venda de terras.

A estabilidade, disse Li, exige uma abordagem de todo o governo, como a alocação de cerca de US$ 550 bilhões em títulos de finalidade especial para os governos locais. As autoridades regionais foram prejudicadas pelo aumento dos custos relacionados à covid-19 e pela diminuição das receitas relacionadas ao combate ao coronavírus

Outras medidas incluem a criação de vagas de emprego para jovens recém-formados e a prestação de assistência financeira a pequenas empresas. Para o número mais aguardado, Li anunciou uma meta de crescimento econômico de cerca de 5% para 2023. O número está no lado conservador das expectativas, mas é superior aos 3% de um 2022 estressado pela Covid Zero.

China olha para frente

Olhando para o futuro, o presidente Xi enfatizou que o desenvolvimento de alta qualidade é a primeira e principal tarefa na construção de um país socialista moderno. Durante uma sessão de deliberação com delegados da província de Jiangsu, ele pediu a aplicação da nova filosofia de desenvolvimento, melhorando a qualidade econômica e expandindo a quantidade, aprofundando a reforma e a abertura e transformando o modelo de desenvolvimento por meio da formação de instituições e mecanismos sustentáveis para um desenvolvimento de alta qualidade.

Embora Xi cobrisse todos os aspectos da implementação da visão do 20º Congresso Nacional do PCCh – como modernização agrícola, construção da área rural com um campo bonito e harmonioso em prol da melhoria da saúde – ele priorizou ciência e tecnologia sólidas, maior autossuficiência e inovação nativa comprometida. Para abrir novas áreas de desenvolvimento e promover novos motores de crescimento em face da feroz competição internacional, Xi enfatizou que a China deve confiar apenas na inovação em ciência e tecnologia.

Construir autossuficiência e fortalecer o desenvolvimento da ciência e da tecnologia é fundamental, reiterou X. Ele pediu cooperação entre indústrias, universidades e institutos de pesquisa; apoiando cientistas de ponta para liderar pesquisas originais, pioneiras e revolucionárias; e a construção de centros de inovação científica e tecnológica industrial com influência global.

Xi destacou a grande visão de que a felicidade e o bem-estar das pessoas, o avanço da prosperidade comum e a construção de vidas com alto padrão de qualidade são os objetivos finais da promoção do desenvolvimento de alta qualidade. Ele disse que o desenvolvimento da China deve servir para fortalecer o sentimento de realização, felicidade e segurança das pessoas.

O caminho para promover o desenvolvimento de alta qualidade, enfatizou Xi, como faz repetidamente, é manter e fortalecer a liderança geral do Partido e garantir o pleno e rigoroso autogoverno do Partido.

Um olho para trás, outro para frente

Portanto, olhar para trás e olhar para frente é sempre a estrutura para as sessões anuais do NPC. No entanto, este ano é um marco na marcha pretendida da China para um grande rejuvenescimento. 

Ao fazer isso, a China anuncia uma nova lista de líderes do governo – primeiro-ministro, vice-primeiros-ministros, ministros – encarregados da tarefa hercúlea de torná-lo real. Afinal, os desafios, nacionais e internacionais, não são segredo de Estado.

*Robert Lawrence Kuhn é um estrategista corporativo internacional e banqueiro de investimentos que aconselha corporações multinacionais na formulação e implementação de estratégias na China. Ele recebeu o China Reform Friendship Medial do presidente Xi Jinping.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar