China quer fazer acordo, mas não sabe como, diz Trump após elevar tarifas a 125%

O presidente Donald Trump disse, nesta quarta-feira (9), que a China quer fazer um acordo sobre as tarifas recíprocas, mas não sabe como começar a negociação. A fala veio após os Estados Unidos elevarem as taxas para os produtos chineses para 125%.
“Um acordo será feito com a China e com todos os países. Quero acordos justos a todos”, disse Trump.
Hoje mais cedo, a China elevou os impostos sobre importações dos EUA, em resposta às políticas tarifária norte-americana.
O Escritório da Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China informou que as tarifas sobre produtos dos EUA aumentarão de 34% para 84% a partir de amanhã, dia 10 de abril.
- China revida tarifaço de Trump e tensão comercial aumenta: quais são os riscos? Confira análise completa do cenário geopolítico atual no Giro do Mercado de hoje!
Vale lembrar que os EUA e a China estão travando uma guerra comercial desde que Trump retornou à Casa Branca e impôs uma taxa inicial de 20% contra os produtos chineses.
Na semana passada, o presidente norte-americano anunciou tarifas recíprocas para mais de 180 países que fazem negócio com os EUA.
A China foi uma das alíquotas mais altas, de 34%. Em resposta, a segunda maior economia do mundo também implementou uma tarifa de 34% contra os EUA. O governo americano, que esperava uma negociação, não gostou da retaliação e definiu uma taxa extra de 50%, valendo a partir desta quarta-feira (9).