Internacional

China quer fazer acordo, mas não sabe como, diz Trump após elevar tarifas a 125%

09 abr 2025, 16:31 - atualizado em 09 abr 2025, 16:31
Trump tarifas
(Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

O presidente Donald Trump disse, nesta quarta-feira (9), que a China quer fazer um acordo sobre as tarifas recíprocas, mas não sabe como começar a negociação. A fala veio após os Estados Unidos elevarem as taxas para os produtos chineses para 125%.

“Um acordo será feito com a China e com todos os países. Quero acordos justos a todos”, disse Trump.

Hoje mais cedo, a China elevou os impostos sobre importações dos EUA, em resposta às políticas tarifária norte-americana.

O Escritório da Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China informou que as tarifas sobre produtos dos EUA aumentarão de 34% para 84% a partir de amanhã, dia 10 de abril.

Vale lembrar que os EUA e a China estão travando uma guerra comercial desde que Trump retornou à Casa Branca e impôs uma taxa inicial de 20% contra os produtos chineses.

Na semana passada, o presidente norte-americano anunciou tarifas recíprocas para mais de 180 países que fazem negócio com os EUA.

A China foi uma das alíquotas mais altas, de 34%. Em resposta, a segunda maior economia do mundo também implementou uma tarifa de 34% contra os EUA. O governo americano, que esperava uma negociação, não gostou da retaliação e definiu uma taxa extra de 50%, valendo a partir desta quarta-feira (9).

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar