China procurará criar mecanismos globais de enforcement de olho nos EUA
O presidente da China Xi Jinping direcionará discurso a 40 líderes mundiais no fórum do Belt and Road, com o intuito de regularizar o comércio internacional como um todo, através de sistemas e mecanismos que garantam a prosperidade de todas as nações do mundo.
“Nós estabeleceremos um sistema de execução vinculativo para acordos internacionais”, disse Xi, afirmando ainda que a China padronizará todos os níveis de governo no sentido de emissão de licenças e de regulação do mercado, além de “eliminar regras inapropriadas, subsídios e práticas que impeçam a competição justa e distorçam o mercado”.
>>> Veja aqui como você pode ficar rico com Petrobras
As declarações de Xi ocorrem em meio a guerra comercial com os EUA. Na próxima semana, Robert Lighthizer, secretário do Comércio, retornará a Pequim para acertar os detalhes finais do acordo para a assinatura final.
“Aparentemente ele está oferecendo sua aprovação pessoal para as concessões que a China provavelmente acertará em um iminente acordo comercial entre China e EUA”, avaliou Tom Rafferty, da Economist Intelligence Unit, a Bloomberg.