CryptoTimes

China precisa se tornar o primeiro país a emitir uma moeda nacional, afirma PBoC

21 set 2020, 7:46 - atualizado em 21 set 2020, 7:46
O banco central do país deseja destronar o dólar e internacionalizar o yuan (Imagem: Unsplash/@ewankennedy19)

China precisa ter a vantagem de pioneira na corrida das moedas digitais, afirma o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), o banco central do país.

Em artigo publicado no último fim de semana pela China Finance, uma revista publicada pelo PBoC, o banco central disse que a China precisa acabar com a dominância do dólar e internacionalizar o yuan.

“China tem muitas vantagens e oportunidades em emitir moedas fiduciárias digitais, então deve acelerar o ritmo para obter o primeiro lugar”, afirma o artigo. Acrescentou que a emissão de moedas digitais se tornaria um “novo campo de batalha” de competição entre países.

O artigo também revelou que o instituto de pesquisa sobre criptoativos do PBoC enviou 130 pedidos de patente relacionados ao yuan digital em abril.

China está se aproximando da emissão de uma criptomoeda conforme bancos comerciais estatais começaram a testar uma carteira digital. O PBoC começou a pesquisar e desenvolver o yuan digital há seis anos, mas ainda não se sabe qual será sua data oficial de lançamento.