China poderá bloquear mineração de Bitcoin em meio a possível colapso da “moeda”
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China declarou que poderá restringir a mineração de Bitcoin, em meio a sinais crescentes de pressão do governo sobre o segmento de criptomoedas.
Para Jehan Chu, partner da firma de blockchain Kenetic, o movimento ainda não demonstra uma vigilância muito elevada no setor. “O movimento da Comissão está em linha com o desejo todo da China de controlar diferentes camadas da indústria crescente de criptomoedas”, disse a Reuters.
“Acredito que a China simplesmente quer reiniciar a indústria de criptografia para uma em que eles possuam supervisão, assim como eles fizeram com a internet”, completou.
Traders chineses não se surpreenderam com o movimento. “A mineração de Bitcoin desperdiça muita eletricidade”, afirmou um trader chinês de Bitcoin.
Apocalipse?
Peter Mallouk, CFP (Certified Financial Planner) e presidente do Wealth Management Creative Planning, está preocupado com o horizonte das criptomoedas. “Veremos, provavelmente, um colapso das criptomoedas”, declarou a CNBC.
Em 2017, o apresentador da CNBC Jim Cramer afirmou que a criptomoeda Bitcoin era “algum tipo de dinheiro de Monopoly (análogo ao jogo “Banco Imobiliário” no Brasil)”. “É puramente jogo neste ponto”.
O CEO Jamie Dimon do JPMorgan afirmou que o Bitcoin “é uma fraude”, também em 2017. “Não é uma coisa real, eventualmente será fechado”.
Em meio às criticas, o Bitcoin ainda é negociado na CBOE (Chicago Board Options Exchange), porém com expectativa de encerramento, segundo a CNBC.