Internacional

China planeja desinfetar produtos importados da cadeia de frio

09 nov 2020, 15:21 - atualizado em 09 nov 2020, 15:21
Suínos Porcos
Carne suína congelada contaminada da Alemanha pode ter contagiado um trabalhador portuário na cidade de Tianjin (Imagem: Reuters/Daniel Acker)

A China vai desinfetar todas as remessas internacionais de produtos da cadeia de frio para tentar evitar qualquer possível transmissão de coronavírus, depois que carne suína e frutos do mar contaminados foram relacionados ao contágio de trabalhadores portuários, segundo a comissão de saúde pública do país.

A medida visa garantir a segurança de produtos importados refrigerados ou congelados, melhorando a eficiência da aduana e evitando o acúmulo de cargas nos portos, de acordo com plano divulgado na segunda-feira em conjunto com a Administração Aduaneira, o Ministério dos Transportes e o regulador do mercado.

Carne suína congelada contaminada da Alemanha pode ter contagiado um trabalhador portuário na cidade de Tianjin, no norte da China, informou a comissão de saúde local no domingo.

Na semana passada, cidades chinesas na província de Shandong, no norte do país, testaram cidadãos que tiveram contato com carne suína contaminada do Brasil.

A desinfecção abrangerá veículos de transporte e embalagens internas e externas dos produtos. As remessas com teste positivo para o coronavírus nos portos serão devolvidas ou destruídas.