China pede para EUA não abrir “caixa de Pandora” no Oriente Médio
O diplomata chinês Wang Yi afirmou nesta terça-feira (18) que os EUA não pode “abrir uma caixa de Pandora” no Oriente Médio.
Em entrevista na capital Pequim após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Síria Walid al-Moualem, Wang Yi ressaltou a sobriedade na questão geopolítica com o Irã, conforme apurado pela reportagem da Reuters.
EUA e China não deverão fechar acordo no G20, diz secretário do comércio
“Apelamos a todos os lados para que permaneçam racionais e exerçam contenção, e não tomem medidas que irritem as tensões regionais , no sentido de abrir uma caixa de Pandora”, afirmou Wang Yi.
Small Caps: Tudo o que você precisa saber
Sobriedade
Além disso, o diplomata chinês pediu maior parcimônia a Washington. “Em particular, o lado norte-americano deve alterar seus métodos de extrema pressão”, disse Wang.
“Qualquer comportamento unilateral não tem base no direito internacional. Não só não resolverá o problema, apenas criará uma crise ainda maior ”, completou.
O secretário da Defesa dos EUA Patrick Shanahan anunciou o envio de cerca de 1.000 soldados ao Oriente Médio, em meio à crescente escalada geopolítica na região após os ataques aos navios petroleiros.