China não aprova habilitação de mais frigoríficos brasileiros, diz Valor
A proposta feita pelo Ministério da Agricultura, para que a China autorizasse mais frigoríficos brasileiros a exportar carne para o país asiático foi recusada pelo governo local. As informações foram publicadas nesta quarta-feira no jornal Valor Econômico.
O que ainda está barato na Bolsa? Veja as 6 ações negociadas em nível “pechincha”
O país é o principal importador de carnes produzidas no Brasil, sendo que, somente no ano passado, os embarques foram de US$ 2,5 bilhões, o que representa 17% da receita total, de US$ 14,7 bilhões das exportações de carnes, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Ministério da Agricultura.
Os principais frigoríficos brasileiros, como JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3), estavam otimistas depois de uma visita técnica realizada fiscais sanitários chineses no mês de novembro. Ao todo, dez abatedouros de aves e bovinos foram visitados.
A esperança do setor é que além das plantas visitadas, outras unidades também fossem habilitadas, uma vez que Pequim sinalizou que as visitas seriam por amostragem em uma lista de mais de 70 abatedouros.
A publicação destaca que o relatório da visita sanitária da China está sendo traduzido no Brasil, mas fontes a par da resposta chinesa dizem que Pequim exigirá um novo plano de ação para os frigoríficos exportadores.