Internacional

China: Mercados fecham no vermelho antes de dados de balança comercial

06 jun 2023, 8:39 - atualizado em 06 jun 2023, 8:39
Mercados, Bolsas Asiáticas, China, Hong Kong
A China provavelmente reduzirá ainda mais a taxa de compulsório dos bancos e as taxas de juros no segundo semestre (Imagem: REUTERS/Chaiwat Subprasom)

As ações da China fecharam em baixa nesta terça-feira, apagando os ganhos anteriores antes de dados da balança comercial, apesar das expectativas de mais afrouxamento da política monetária para ajudar na lenta recuperação econômica.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,94%, enquanto o índice de Xangai caiu 1,15%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 0,05%.

Os investidores vão acompanhar de perto os dados de exportação e importação de maio, na quarta-feira. De acordo com uma pesquisa da Reuters, as importações devem ter contraído em maio, enquanto as exportações caíram pela primeira vez em três meses.

GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca! 

“Os próximos dados econômicos, incluindo os dados de inflação ao consumidor previstos para sexta-feira, são observados de perto, pois podem fornecer o motivo para mais suporte do banco central”, disse Khoon Goh, chefe de pesquisa da Ásia no ANZ.

A China provavelmente reduzirá ainda mais a taxa de compulsório dos bancos e as taxas de juros no segundo semestre deste ano para sustentar a economia, informou o China Securities Journal, citando consultores e economistas.

As autoridades chinesas pediram aos maiores bancos do país que reduzissem suas taxas de depósito pelo menos pela segunda vez em menos de um ano em um esforço para impulsionar a economia, informou a Bloomberg News.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,90%, a 32.506 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,05%, a 19.099 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,15%, a 3.195 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,94%, a 3.808 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,54%, a 2.615 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,28%, a 16.761 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,03%, a 3.190 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,20%, a 7.129 pontos.