Internacional

China mantém taxas de empréstimo de referência pelo 4º mês consecutivo

20 dez 2022, 8:39 - atualizado em 20 dez 2022, 8:39
China
A taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) permaneceu em 3,65%, enquanto a LPR de cinco anos foi mantida em 4,30% (Imagem: REUTERS/Jason Lee)

A China deixou inalteradas as taxas de juros de referência nesta terça-feira pelo quarto mês consecutivo, em linha com as previsões da maioria dos observadores do mercado que, no entanto, esperam mais afrouxamento monetário para sustentar a economia.

A taxa primária de empréstimo de um ano (LPR) permaneceu em 3,65%, enquanto a LPR de cinco anos foi mantida em 4,30%.

O Banco do Povo da China (PBOC) aumentou na semana passada as injeções de dinheiro no sistema bancário e disse que manteria sua taxa de empréstimo de médio prazo (MLF) de um ano pelo quarto mês. Os observadores do mercado consideram os anúncios da MLF como guias para quaisquer mudanças na LPR.

Em uma pesquisa subsequente da Reuters, 17 dos 27 observadores do mercado não previram nenhuma mudança em nenhuma das duas LPR, mas disseram que medidas de afrouxamento já deveriam estar em andamento depois que líderes prometeram na semana passada se concentrar na estabilização da economia e intensificar o ajuste de políticas para garantir que as metas sejam atingidas.

“O banco central provavelmente guiará as LPRs para baixo nos próximos meses, especialmente a LPR de cinco anos, para apoiar o setor imobiliário e empréstimos empresariais de longo prazo”, disseram economistas do Commerzbank em nota.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar