BusinessTimes

China lança investigação antitruste contra gigante de tecnologia Alibaba

24 dez 2020, 10:45 - atualizado em 24 dez 2020, 10:45
Alibaba
Isso ocorre após a dramática suspensão na China no mês passado da planejada oferta pública inicial de 37 bilhões de dólares da Ant, que estava a caminho de ser a maior do mundo (Imagem: Facebook/Alibaba Group)

A China abriu uma investigação antitruste sobre o Alibaba Group e convocará a afiliada da gigante de tecnologia Ant Group para uma reunião nos próximos dias, disseram reguladores nesta quinta-feira, no mais recente revés para o império de e-commerce e fintech de Jack Ma.

A investigação é parte de uma repressão ao comportamento anticompetitivo no próspero espaço de internet na China e mais um golpe contra Ma, ex-professor de 56 anos que fundou o Alibaba e se tornou o empresário mais famoso da China.

Isso ocorre após a dramática suspensão na China no mês passado da planejada oferta pública inicial de 37 bilhões de dólares da Ant, que estava a caminho de ser a maior do mundo, apenas dois dias antes do início das negociações das ações em Xangai e Hong Kong.

Em um editorial com palavras fortes, o Diário do Povo, jornal do governista Partido Comunista, disse que se “o monopólio for tolerado, e as empresas tiverem permissão para se expandir de maneira desordenada e bárbara, a indústria não se desenvolverá de forma saudável e sustentável”.

As ações do Alibaba caíram quase 9% em Hong Kong, o menor valor desde julho, enquanto os rivais Meituan e JD.com caíram mais de 2%.

Os reguladores alertaram o Alibaba sobre a chamada prática de “escolher um entre dois”, segundo a qual os comerciantes são obrigados a assinar pactos de cooperação exclusivos, impedindo-os de oferecer produtos em plataformas rivais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar