China lança campanha de um mês para limpar a internet da “adoração do dinheiro”
A China, por meio da sua Administração do Ciberespaço da China (CAC), lançou nesta terça-feira (25) uma campanha de um mês de “ciberespaço limpo” , que disse ter como alvo abuso online, “caos” em grupos de fãs de celebridades e “adoração ao dinheiro”.
Segundo a Reuters, a CAC fez o anúncio em sua conta oficial do WeChat, dizendo que analisaria atentamente as plataformas de conteúdo e anúncios como parte da campanha durante o período do Festival da Primavera.
“Relatos da “limpeza da primavera” da China na internet preocuparam investidores de tecnologia, sensíveis ao processo regulatório do país”, avalia Paul Donovan, economista-chefe do UBS em um relatório enviado a clientes nesta manhã.
O período do Festival da Primavera, também conhecido como Ano Novo Lunar, é um dos maiores feriados da China e é marcado por um feriado de uma semana.
A CAC disse que se concentraria no cyberbullying e na disseminação de rumores online, bem como em quaisquer comportamentos online que possam ser considerados como exibindo estilos de vida luxuosos, incentivando a adoração ao dinheiro ou superstição.