Coronavírus

China intensifica luta contra Covid antes de cúpula de líderes

29 ago 2022, 8:00 - atualizado em 29 ago 2022, 8:00
Apesar do alto custo para a economia chinesa, o país continua focado em eliminar a transmissão de um vírus que a maior parte do mundo já aceitou como endêmico (Imagem: REUTERS/Aly Song)

A China intensificou as restrições de Covid em áreas ao redor de Pequim e realizará testes em massa na cidade portuária vizinha de Tianjin em uma tentativa de eliminar o vírus antes de uma reunião importante dos principais líderes do Partido Comunista.

As medidas ocorrem mesmo quando a última onda de coronavírus mostra sinais de melhora, com 1.556 novas infecções em todo o país relatadas no domingo, abaixo das mais de 3.000 há menos de duas semanas.

Apesar do alto custo para a economia chinesa, o país continua focado em eliminar a transmissão de um vírus que a maior parte do mundo já aceitou como endêmico.

Shijiazhuang, a capital da província de Hebei próxima a Pequim, confinou moradores de quatro grandes distritos centrais em suas casas por três dias a partir da tarde de domingo, dizendo que um teste em massa será realizado.

A cidade de cerca de 11 milhões de habitantes também suspendeu os serviços de metrô e interrompeu as operações comerciais não essenciais nos distritos fechados.

A província, onde moram muitos trabalhadores que se deslocam para a capital chinesa, registrou 45 casos de Covid no domingo.

O bloqueio parcial de Shijiazhuang segue a imposição de restrições em outros lugares de Hebei na semana passada. A cidade de Zhuozhou, vizinha a Pequim, está em confinamento desde terça-feira, enquanto o município de Xianghe pediu a seus 384.000 residentes que ficassem em casa depois de encontrar apenas um caso não confirmado, indo além das diretrizes.

A província, onde moram muitos trabalhadores que se deslocam para a capital chinesa, registrou 45 casos de Covid no domingo (Imagem: China Daily via REUTERS)

A resposta de Hebei sugere um nível mais alto de sensibilidade em torno da capital, já que Pequim se prepara para sediar o congresso do partido, uma reunião que ocorre a cada cinco anos e na qual o Presidente Xi Jinping deve garantir um terceiro mandato sem precedentes no cargo.

Xi fez da política Covid Zero da China um dos pilares de seu governo, dizendo que o país evitou o enorme número de mortos em lugares como os EUA, apesar dos transtornos causados.

Mesmo assim, a preocupação com as restrições em Shijiazhuang cresce nas mídias sociais chinesas, onde vários usuários postaram informações dizendo que a cidade usará policiais e drones para garantir que as pessoas cumpram as ordens de bloqueio e que aqueles que não o fizerem serão detidos.

Um surto em Tianjin, a cerca de 30 minutos de trem de alta velocidade de Pequim, levou as autoridades a ordenarem um teste em massa em toda a cidade, segundo a televisão estatal. O polo portuário havia relatado 31 casos locais de Covid no domingo. Pequim relatou uma infecção.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil