CryptoTimes

China: governo de Yunnan anuncia plano de “computação em blockchain”

02 abr 2021, 11:52 - atualizado em 02 abr 2021, 11:52
Governo provincial quer impulsionar a inovação tecnológica trazida pelo blockchain (Imagem: Unsplash/chiagato)

O governo da província chinesa de Yunnan possui um novo plano de apoiar o desenvolvimento blockchain local, incluindo uma iniciativa que poderá impulsionar a infraestrutura na região.

O governo provincial publicou o plano nesta sexta-feira (2). Destaca dez áreas que pretende fornecer suporte em relação ao desenvolvimento em blockchain — por exemplo, ao fornecer subsídios estatais a startups do setor para aluguel e recrutamento de funcionários.

Um componente importante do plano é “apoiar a construção de novas infraestruturas blockchain”, indicando a aceleração do desenvolvimento de “plataformas blockchain de camada-base de serviço”, bem como “plataformas de computação em blockchain”.

Yunnan, assim como a província adjacente de Sichuan, possui recursos abundantes de energia hidrelétrica que, atualmente, alimentam parte significativa da taxa de hashes do bitcoin — apesar de ser uma porção bem menor daquela produzida por mineradores de Sichuan.

Dados do Cambridge Center for Alternative Finance mostram que instalações de mineração em Yunnan totalizavam 5,4% do poder computacional global do bitcoin em abril de 2020.

Apesar de o plano do governo não mencionar explicitamente bitcoin ou a mineração de criptomoedas, sua publicação vem após visitas por funcionários do governo a diversas fazendas de mineração de bitcoin em Yunnan, onde estudaram as interações dessas fazendas com a economia local, segundo gestores de instalações locais.

O plano pode ser o primeiro passo do governo de Yunnan em desenvolver algo parecido com os parques de mineração cripto sancionados pelo estado recém-desenvolvidos em Sichuan.

Fazendas de mineração de bitcoin nas províncias de Yunnan e Sichuan no sudoeste da China tradicionalmente fornecem energia diretamente de usinas hidrelétricas. Mas os governos de ambas as províncias estão reprimindo essa abordagem.

Ainda assim, já que a mineração de bitcoin ajuda no consumo de energia excedente durante a temporada chuvosa, o governo de Sichuan não quer eliminar gradualmente as fazendas locais de mineração de bitcoin, que totalizam 50% do poder computacional da rede.

Então “Zonas de Demonstração Industrial de Consumo Hidrelétrico” que estão abertas a empresas em algumas indústrias com consumo elevado de energia, incluindo a mineração de bitcoin.

Agora, operadores de fazendas de mineração de bitcoin em Sichuan têm a opção de residir legalmente em um parque industrial aprovado pelo governo, onde podem ter acesso a um fornecimento de energia confiável.

Por sua vez, a Rede Estatal e o governo local são capazes de gerar receita de fazendas de mineração ao cobrar taxas pelo seu uso de energia elétrica.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar