Ásia

China fortalece medidas para melhorar ambiente de negócios

17 maio 2019, 0:05 - atualizado em 17 maio 2019, 0:08
Regulador fortaleceu as ações antitruste no ano passado na busca de um melhor ambiente de negócios (Pixabay)

A vice-diretora da Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China, Gan Lin, disse que a pasta tomou várias medidas no ano passado para criar condições equitativas para todos os concorrentes do mercado.

Em conferência de imprensa, discursando sobre um relatório que destaca os novos progressos do país na proteção da propriedade intelectual e no ambiente de negócios, Gan afirmou que o ambiente de negócios na China está cada vez melhor, com o tempo médio de abertura de um negócio no país encurtado de 20 para 8,5 dias em 2018.

Segundo ela, o regulador fortaleceu as ações antitruste no ano passado na busca de um melhor ambiente de negócios, punindo estritamente os preços de monopólio nas áreas que dizem respeito ao nível de vida das pessoas.

Alguns setores chave, como eletricidade e setor imobiliário, enfrentaram uma supervisão de preços mais rigorosa, com 18 mil casos de infração investigados. Além disso, 11 mil casos envolvendo concorrência desleal foram resolvidos.

Gan disse ainda que o regulador também otimizou o ambiente de consumo, e que uma das medidas foi fortalecer a supervisão sobre a produção de vacinas e medicamentos.

“Uma supervisão mais rigorosa em toda a cadeia de produção foi conduzida para reformar o sistema de gestão de vacinas do país, e foi realizada também a inspeção in loco dos produtos de alto risco, como produtos sanguíneos e injeções”, acrescentou.