Economia

China exigirá que instituições financeiras avancem em direção a finanças verdes, diz presidente do BC

20 abr 2021, 9:43 - atualizado em 20 abr 2021, 9:43
Yi Gang
Vamos pedir às instituições financeiras que façam as transições o mais cedo possível, disse Yi (Imagem: Yi Gang REUTERS/Florence Lo)

A China vai exigir que as instituições financeiras façam a transição para finanças verdes o mais cedo possível, para ajudar a atingir as metas de neutralidade de carbono do país, disse o presidente do banco central, Yi Gang, no Fórum de Boao nesta terça-feira.

O presidente da China, Xi Jinping, prometeu alcançar a neutralidade de carbono até 2060, comprometendo o país com uma transição acelerada para a energia renovável.

“Vamos pedir às instituições financeiras que façam as transições o mais cedo possível”, disse Yi.

O banco central dará incentivos às instituições financeiras para apoiar as transições e vai apresentar novas ferramentas para impulsionar o financiamento para redução nas emissões de carbono, disse Yi.

O presidente do banco central também disse que o país está elaborando padrões de financiamento verde e pretende apresentá-los este ano para tornar mais fácil aos investidores estrangeiros o ingresso no mercado de financiamento verde.

A China vai expandir a abertura do setor financeiro e expandir os escopos de negócios para instituições financeiras estrangeiras, acrescentou Yi.

reuters@moneytimes.com.br