China desmente rumores do uso de sua criptomoeda em aquisições de imóveis
Apesar de diversos rumores de outras aplicações da “moeda digital/pagamento eletrônico” (DCEP) da China, o país afirma que os testes estão limitados a pagamentos de pequena escala no varejo, noticia o Decrypt.
Esses rumores se referiam ao uso da DCEP em grandes transações relacionadas a imóveis em uma província chinesa.
“Shenzhen recebeu um grande volume da criptomoeda de um banco local após vender uma propriedade e a criptomoeda não poderia ser convertida em cédulas”, afirmou o rumor, segundo artigo do Global Times.
Porém, autoridades chinesas desmentiram o rumor e afirmaram que o yuan digital está sendo usado em pequenas quantias e não há planos de expansão. Atualmente, os testes estão sendo realizados apenas nas províncias de Shenzhen, Chengdu e Hebei.
China is starting to test the Digital RMB and educate its citizens. 🇨🇳
This video is circulating WeChat: China's digital currency in action w/ the Agricultural Bank of China
The woman takes out 50RMB from her bank card & converts it into China's new digital RMB pic.twitter.com/Tnxf11dyo7
— maria 🐸 (@MariaShen) August 19, 2020
“Nesse estágio inicial, o principal objetivo do teste é assegurar que a operação da criptomoeda seja executado de forma tranquila e segura e para determinar como DCEP é distribuída do banco central para instituições financeiras. Apenas quando os testes no varejo forem bem-sucedidos que irão ser realizados em contextos com maiores transações”, afirmou Wang Peng, professor-assistente da Universidade de Renmin na China.