Internacional

China critica postura de Mike Pompeo e xenofobia a estudantes nos EUA

04 jun 2019, 7:59 - atualizado em 04 jun 2019, 7:59
Oficiais do governo criticam postura xenofóbica do governo Trump (Pixabay)

A China emitiu alerta nesta terça-feira (4) para que estudantes chineses nos EUA tomassem cuidado com as políticas xenófobas da administração de Donald Trump.

“Recentemente, as agências reguladoras dos EUA em múltiplas ocasiões utilizaram métodos como maiores processos de chek-in para entrada e saída, e com entrevistas locais para perseguir cidadãos chineses nos EUA”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores, segundo a rede oficial CCTV.

“Em caso de emergência, entre em contato imediatamente com o consulado chinês nos EUA para obter apoio”, completou o ministério.

De acordo com a agência oficial Xinhua, o ministério da Educação na última segunda-feira (3) declarou que “alguns dos vistos para estudantes chineses que estudam nos EUA foram restringidos, com o período de revisão ampliado, o período de validade reduzido e a taxa de recusa aumentada”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Lixo”

Nesta terça-feira (4), o porta-voz do ministério de Relações Exteriores Geng Shuang repreendeu o secretário do Estado dos EUA Mike Pompeo, criticando “ataques maliciosos que atacam o sistema político da China, denigrem o estado dos direitos humanos e assuntos religiosos, criticam arbitrariamente a política chinesa de Xinjiang e interferem severamente nos assuntos domésticos da China”.

“Esses delírios lunáticos e absurdos balbuciantes só vão acabar na lata de lixo da história”, completou.