China: atividade no setor de serviços tem maior alta em 14 meses em março
A atividade no setor de serviços da China acelerou para uma alta de 14 meses em março, de acordo com uma pesquisa produzida pela Markit Economics e publicada pela Caixin nesta quinta-feira (3).
O índice de atividade de serviços chineses Caixin subiu para 54,4 em março, de 51,1 em fevereiro, registrando o maior aumento desde janeiro de 2018. Leituras acima de 50 significam expansão.
Os dados fazem parte do índice composto PMI, que engloba os dados do setor de serviços e manufatureiro. Este indicador apresentou alta de 50,7 pontos em fevereiro para 52,9 pontos em março. É o maior patamar desde junho de 2018.
Os produtores de bens também registraram um aumento mais rápido na produção no final do trimestre de abertura. Embora modesta, a taxa de crescimento foi a mais marcante desde agosto de 2018.
A confiança das empresas no setor de serviços cresceu com otimismo em seu nível mais alto em três meses.
A melhora das perspectivas para o setor de serviços ocorre depois que o índice de gerentes de compras de manufatura da Caixin mostrou que o setor voltou a crescer em março.
Segundo o diretor de análise macroeconômica da CEBM, Zhengsheng Zhong, os fundamentos econômicos da China se recuperaram em março, com a demanda interna e externa, bem como a melhoria do emprego industrial.
“No entanto, o sentimento empresarial manteve-se cauteloso e a inflação foi moderada. A média móvel de três meses do PMI Caixin China General Manufacturing permaneceu em território de contração, enquanto o Caixin China Composite Output Index mostrou sinais preliminares de recuperação após um início relativamente moderado até 2019. Mais evidências são necessárias para determinar se a economia chinesa se estabilizou”, explica.