Internacional

China aplica tarifas retaliatórias de 84% sobre produtos dos EUA

09 abr 2025, 8:33 - atualizado em 09 abr 2025, 9:24
EUA e China tarifas
A China informou que as tarifas sobre produtos norte-americanos aumentarão de 34% para 84% a partir de 10 de abril.  (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A China elevou os impostos sobre importações dos Estados Unidos, em resposta às políticas tarifárias do presidente Donald Trump.

O Escritório da Comissão Tarifária do Conselho de Estado da China informou que as tarifas sobre produtos norte-americanos aumentarão de 34% para 84% a partir de 10 de abril.

Vale lembrar que os EUA e a China estão travando uma guerra comercial desde que Donald Trump retornou à Casa Branca e impôs uma taxa inicial de 20% contra os produtos chineses.

Na semana passada, o presidente norte-americano anunciou tarifas recíprocas para mais de 180 países que fazem negócio com os EUA.

A China foi uma das alíquotas mais altas, de 34%. Em resposta, a segunda maior economia do mundo também implementou uma tarifa de 34% contra os EUA. O governo americano, que esperava uma negociação, não gostou da retaliação e definiu uma taxa extra de 50%, valendo a partir desta quarta-feira (9).

Com isso, as taxas contra os produtos chineses subiram para 104%.

A escalada repetida das tarifas ameaça paralisar o comércio entre duas das economias mais importantes do mundo, aumentando o temor de uma recessão global.

Guerra Comercial EUA x China de Money Times

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar